Streaming aumenta ganhos e dinamiza artistas independentes no Brasil
Os artistas estão recebendo mais dinheiro com a divulgação de músicas na plataforma Brasil e Mundo | Por Metrópoles 06/08/2023 10h52 - Atualizado em 07/08/2023 08h25O streaming mudou a forma como a indústria audiovisual se organiza – para o bem ou para mal. A abertura de novos canais de transmissão e divulgação de áudio, por exemplo, alavancou o mercado de produção alternativo, como pode ser visto com a chegada de “artistas desconhecidos” aos primeiros lugares dos charts. Um estudo realizado pelo Spotify Brasil, que o Metrópoles teve acesso, mostra que 33% dos artistas que geraram mais de R$ 50 mil e R$ 100 mil no Brasil distribuem seu trabalho de forma independente.
O dado é mais uma amostra das transformações que o mercado vem sofrendo nos últimos anos. Em entrevista, Carolina Alzuguir, Head de parcerias com artistas, gravadoras, selos e distribuidoras no Spotify no Brasil, afirmou que os valores são referentes ao ano de 2022 e falou sobre a motivação para divulgar os dados.
“A gente tem análises com diversos níveis de receita para ver o impacto de cada classe de artistas. Falar do valor arrecadado por artistas como Anitta, Ana Castela e Ludmilla seria fácil, mas também buscamos abordar os outros artistas que têm receitas mais baixas.”
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.