Secretário renegociará dívidas de clubes que profissionalizarem gestão | F5 News - Sergipe Atualizado

Secretário renegociará dívidas de clubes que profissionalizarem gestão
Brasil e Mundo 01/02/2013 10h12


Renegociar as dívidas milionárias dos clubes com o governo, desde que profissionalizem e deem transparência à gestão, e evitar a elitização do futebol, que pode ocorrer devido ao aumento demasiado dos preços dos ingressos nos estádios reconstruídos para a Copa do Mundo de 2014. Essas foram as principais metas anunciadas pelo novo secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, o jornalista Antônio José Carvalho do Nascimento Filho, conhecido como Toninho Nascimento, ao tomar posse hoje (31) em solenidade no Ministério do Esporte.

O secretário anunciou que, a partir de março, começará a percorrer o país para ouvir de desportistas e autoridades sugestões sobre medidas para melhorar o futebol brasileiro. Nascimento antecipou, no entanto, sua fórmula para resolver o problema do endividamento dos grandes clubes: os débitos serão renegociados desde que as entidades esportivas se adequem a uma série de condições para receberem o benefício, entre as quais “profissionalização da gestão, transparência na administração e fim das eternas reeleições de dirigentes”.

Nascimento disse que o clube que se recusar a cumprir essas condições não terá sua dívida renegociada, pois “o governo não pode dar dinheiro em troca de nada”. Ele disse ter aceitado “por idealismo” o convite do ministro do Esporte Aldo Rebelo para deixar o jornalismo do Rio de Janeiro, onde era editor de esportes de um jornal há 16 anos. De acordo com o secretário, a decisão causou espanto entre os colegas, que o tacharam de louco. “Mas sou louco mesmo”, brincou.

Quanto à questão dos preços dos ingressos, Toninho Nascimento disse se preocupar com o “risco de as empresas que assumirem os estádios privatizados aumentarem demais os preços para se ressarcirem dos investimentos”. Para ele, isso poderia elitizar o futebol, afastando o torcedor que não puder pagar pelo ingresso. O secretário disse que não sabe qual a solução para o problema, mas, por enquanto, quer “pelo menos gritar” para que isso não ocorra.

Segundo Toninho Nascimento, a mudança no modelo de gestão dos clubes brasileiros é imprescindível, pois “o mundo está mudando” e eles precisam acompanhar a evolução que está ocorrem no futebol mundial. “Não pretendo reinventar a roda, mas fazer com que ela se mova com mais desenvoltura”, disse.

O ministro Aldo Rebelo disse que a experiência profissional de Toninho Nascimento como jornalista esportivo foi fundamental para convidá-lo a assumir o cargo. O ministro, que torce pelo Palmeiras, lembrou as origens do esporte no país com os ingleses e a posterior democratização, que permitiu a entrada de negros e pobres. “Nossos clubes são instituições nacionais, muitos deles já centenários, e precisamos cuidar deles, pois o futebol é um patrimônio do país”, disse Aldo Rebelo.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução Metrópoles
24/11/2024  12h44 General tinha 'roteiro' para deputados bolsonaristas rebaterem 8/1
Parlamentares deveriam explorar “ideias-forças” para desgastar o governo, o STF, o ministro Alexandre de Moraes e a PF
Reprodução/Guiness Book
24/11/2024  10h30 Guinness Book: mulher mais alta do mundo encontra a mais baixa
A mais alta tem 2,15 metros e a mais baixa 63 centímetros de altura
Divulgação/ID
24/11/2024  09h38 Cineasta brasileira do caso Irmãos Menéndez pede revisão da sentença
A brasileira Fernanda Schein revisitou o caso e discorda da prisão perpétua
Arquivo Agência Brasil
23/11/2024  16h40 TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
Concurso será realizado nas 27 capitais brasileiras
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
23/11/2024  09h46 Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado