Obra de Clarice Lispector é exposta em Lisboa
Brasil e Mundo 22/04/2013 08h10José Rivaldo Soares (*)
No ano que Clarice Lispector completa 35 anos de morte, sua obra é exposta em Lisboa. Até o dia 23 de junho, quem estiver em terras lusitanas poderá ver a exposição “Clarice Lispector: A Hora da Estrela”, que está integrada nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal.
Na área dedicada às exposições temporárias do Museu Gulbenkian, a obra da autora brasileira está exposta: são manuscritos de livros, cartas trocadas entre Clarice e outros escritores brasileiros, a exemplo de Lya Luft; recortes de jornais, documentos, postais, relatos de viagem.
É possível, ao sair da exposição, conhecer a Clarice na intimidade. Pelo que se lê, identificamos uma mulher ironicamente humorada. Nas cartas, como nos livros, percebemos a Lispector provocadora, convidativa. Mesmo em conversas que poderiam ser banais, a autora convida seus amigos às mudanças. Podemos identificar isso, por uma resposta que a Lya Luft envia para ela: “ Como você disse, comprei roupas claras (brancas, como de preferência), cortei o cabelo também. Resolvi recomeçar a viver, que tal fazê-lo comigo?”.
A exposição é um convite a adentrar pela subjetividade Lispectoriana. Uma das coisas que mais chamam a atenção do visitante, é uma carta escrita pela autora aos 21 anos, para o, então, presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Nela, Lispector argumentava acerca da sua naturalização e dizia ser russa por acaso, e que se tivesse de voltar à sua terra natal, seria estrangeira, sem amigos e sem afetos.
Além disso, no espaço foi reservada uma sala de vídeo, na qual é exposta a clássica e última entrevista de Clarice Lispector, para a televisão. É uma oportunidade que o público europeu tem para “encarar” a densidade da autora.
Quem estiver no velho continente e tiver interesse de ver a obra da Clarice Lispector exposta, tem até o dia 23 de junho para fazê-lo. O bilhete custa 3 euros, e aos domingos a entrada é gratuita. O Museu Gulbenkian está localizado à Av. de Berna, 45ª, em Lisboa.
Teaser da exposição
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=a0ovmRzTYLY#!
Foto reprodução: Gulbenkian
*Em Colaboração com F5 News
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Parlamentares deveriam explorar “ideias-forças” para desgastar o governo, o STF, o ministro Alexandre de Moraes e a PF
A mais alta tem 2,15 metros e a mais baixa 63 centímetros de altura
A brasileira Fernanda Schein revisitou o caso e discorda da prisão perpétua
Concurso será realizado nas 27 capitais brasileiras