Lula insistirá em acordo Mercosul-UE: “Não vou desistir do Macron”
Ele afirmou que não vai desistir do acordo entre o Mercosul e a União Europeia Brasil e Mundo | Por Metrópoles 04/12/2023 15h57Em agenda em Berlim, na Alemanha, nesta segunda-feira (4/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter feito um apelo ao presidente da França, Emmanuel Macron, em prol da efetivação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
“Ontem, quando me despedi do presidente Macron, eu falei: ‘Quando você pegar o avião, que você sentar na sua poltrona, abra o seu coração, converse com a sua esposa e aceite fazer um acordo entre a União Europeia e o Mercosul’. Eu não vou desistir do Macron e não vou desistir porque nós vamos ter outras reuniões, outras necessidades. Eu vou continuar até, um dia, eu conseguir”, ressaltou Lula em declaração à imprensa, ao lado do chanceler alemão Olaf Scholz.
“Todos [os líderes mundiais] com quem eu discuti criaram dificuldade para o acordo. Isso faz 23 anos. Mesmo assim, eu ainda estou persistindo. Porque se eu não persistisse, eu não teria chegado à Presidência do meu país, porque eu perdi três eleições antes de ganhar a primeira”, afirmou ainda o petista.
“Antiquado” e “contraditório”
Na Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes, Macron concedeu uma coletiva de imprensa na qual chamou o acordo entre os blocos de “antiquado” e “contraditório”.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.