DNA da sífilis é encontrado em ossos de 2.000 anos no Brasil
Cientistas revelam possível origem da sífilis ao encontrar bactéria em ossos Brasil e Mundo | Por Metrópoles 24/01/2024 19h00No contato com europeus, milhares de indígenas morreram em decorrências de patologias transmitidas pelo Velho Mundo. Porém, uma descoberta feita por cientistas europeus, em conjunto com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), podem ter encontrado um possível caminho inverso da sífilis.
Indo das Américas para a Europa, cientistas descrevem, em um artigo publicado na revista científica Nature, nesta quarta-feira (24/1), como conseguiram encontrar o DNA da bactéria Treponema pallidus, causadora da sífilis, em ossos de mais 2.000 anos de idade, encontrados em um sítio arqueológico, em Santa Catarina.
Pesquisadores já consideravam a hipótese da doença ter surgido aqui, pelos primeiros registros históricos da sífilis na Europa serem datados apenas no fim do século 15 , logo depois do retorno de Cristóvão Colombo à Espanha. No entanto, não existiam provas diretas de que o Treponema já esteve no Brasil, até agora, com o trabalho brasileiro-europeu sendo publicado.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.