Dermatite atópica: 72% dos pacientes têm saúde emocional comprometida
Levantamento mostra a associação da dermatite atópica com sintomas depressivos Brasil e Mundo | Por Metrópoles 13/09/2023 11h50A dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele e leva ao aparecimento de lesões e coceira. Ela impacta a rotina do paciente em vários fatores, incluindo a vida social, acadêmica, profissional, e a autoestima.
Segundo levantamento realizado pela Pfizer e divulgado nesta terça-feira (12/9), 72% dos jovens e crianças com dermatite têm a saúde emocional comprometida por causa da condição. “É uma doença subestimada que vai muito além das manchas e coceiras. Os impactos psicológicos são tão graves quanto as marcas físicas”, alerta a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
A pesquisa contou com uma amostra nacional de 856 participantes e constatou que a dermatite atópica foi associada a tendências suicidas em crianças e adolescentes. O levantamento, feito pela Pfizer em parceria com o instituto Lumni Conhecimento, aponta ainda que:
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.