Um passeio pelas belezas do Rio Vaza Barris
De barco ou catamarã, é possível conhecer belas paisagens como a Croa do Goré, a Ilha dos Namorados e a Ilha Men de Sá Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 07/03/2021 08h00Na coluna Passos Pelo mundo a gente já mostrou os quatro points de rio em Aracaju, a exemplo do Prainha Clique aqui. Agora nós vamos mostrá-los por outro ângulo: em um passeio de rio pelo Vaza Barris. Confira o vídeo:
O rio Vaza Barris nasce na Bahia e desagua no litoral sergipano, entre os municípios de Aracaju e Itaporanga. É possível fazer passeio de catamarã e de lancha pelo rio partindo da Orla do Pôr do Sol, no povoado Mosqueiro. A Orla homenageia o jornalista Cleomar Brandi, um personagem marcante na vida cultural e boemia de Aracaju.
Os catamarãs e barcos faz roteiros de 3h ou 5h, passando, inicialmente, por belas residências, que ficam às margens do rio e também revela manguezais nativos, pequenas ilhas fluviais e vegetação preservada.
O primeiro point que avistamos no passeio é o bar Prainha, famoso por ter uma excelente infraestrutura, atraindo sergipanos e turistas.
Uma das paradas preferidas é a Crôa do Goré, uma ilha que surge na maré baixa. Trata-se de um banco de areia que só fica visível no rio por algo em torno de cinco horas por dia. Com a maré baixa, os guarda-sóis de palha ficam cheios de visitantes que, sentados nas cadeiras, aproveitam a água morninha nos pés enquanto provam petiscos e bebidas à venda no bar flutuante. Como o entorno do banco de areia, mesmo com água, ainda dá pé, todo tipo de turista consegue curtir a água. Por ali também é alugar uma canoa ou uma prancha de stand up.
Outra atração do Rio Vaza Barris é a Ilha Men de Sá, onde vivem 75 famílias de pescadores. No local acaba de ser construída uma bela estrutura turística que será tema de outra coluna nas próximas semanas.
A nossa parada foi na ilha dos Namorados, que é banhada de um lado, pelo rio Vaza Barris e, do outro, pelo Oceano Atlântico. Só é possível chegar de barco no local e as famílias montam cadeiras e sombreiros para curtir a bela paisagem. Bares flutuantes também oferecem seus serviços.
Várias agências de viagem oferecem o passeio em hotéis da cidade e também é possível fazer o passeio nos barcos que saem da orla por do sol. A propósito, o nome da orla não é em vão. Vale a pena no retorno ficar no local e apreciar o por do sol que é um verdadeiro espetáculo!
Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.
Instagram: @passospelomundo_
E-mail: carla.jornalista@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.