Está aberta a temporada de promoções no comércio
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 30/11/2019 06h27Com a passagem da Black Friday, ontem, se inicia oficialmente a temporada de promoções para os consumidores das lojas do comércio varejista. As promoções, na realidade, já estão acontecendo há alguns dias, mas a Black Friday abre o calendário do melhor período de compras do ano. Esse é o tempo em que os lojistas colocam seus estoques em promoções altamente convenientes para o consumidor e para eles próprios também, pois atende a demanda de produtos com preços mais acessíveis para o público, bem como eleva a oferta de bens que estejam em final de coleção ou com possível lançamento de um substituto, como roupas e televisores. As oportunidades de descontos que tenho visto pelas lojas do centro e shoppings de Aracaju estão chegando a 70%, um valor altamente considerável para o período.
Que o final de ano é o período em que as lojas mais vendem não é nenhuma novidade. O mês de dezembro, historicamente lidera o volume de vendas do ano e isso nunca mudará. E esse momento está apontando um aquecimento muito grande nas vendas de produtos duráveis, de acordo com pesquisa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A pesquisa mostra que 25% do público pretende comprar roupas nesse período, segmento que é líder disparado na preferência do consumidor. Entretanto, os bens duráveis somados apontam 50,1% da intenção de compra do público, o que coloca a temporada de promoções do comércio como um fator determinante na venda de produtos para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aparelhos de ar-condicionado disparam na liderança dos bens duráveis, superando os televisores, que foram o carro-chefe das vendas do ano passado. Isso reflete que o consumidor entendeu que a Black Friday e seus dias subsequentes são o melhor período do ano para arrumar a casa com a compra de bens novos para uso prolongado.
Não há uma regra específica para colocar um produto em promoção no final do ano, mas os lojistas com quem tenho conversado, principalmente do Centro de Aracaju, estão muito animados e colocando seus estoques em totalidade à disposição do público consumidor. Esse incremento nas vendas do comércio se reverte em vários benefícios para nossa economia, pois começa com a contratação temporária de novos trabalhadores para as lojas, tendo vários desses contratos sendo elevados a efetivos, tal qual a circulação de receita nas lojas que movimentam o comércio atacadista e distribuidor, alimentando também a indústria. Ou seja, esse período é o mais importante para o crescimento da curva do desenvolvimento econômico de nosso estado.
As lojas estão abertas em horário especial, os estoques abastecidos, as vitrines preparadas para atrair o público e o consumidor já conta com a primeira parcela do décimo-terceiro salário, recursos do FGTS ainda disponíveis para o saque imediato e oportunidades de compra a prazo por meio das operações de crédito. A certeza que tenho é: esse é o melhor momento para comprar e fortalecer nossa cadeia produtiva. Tem muita coisa boa, com qualidade e a preços convidativos nas lojas do centro, shoppings e em todo o varejo sergipano. A hora de comprar é agora!
O impacto da alta do dólar no bolso do brasileiro
Automedicação: Um Problema de Saúde Pública que Pode se Agravar
Nunca se gerou tanto emprego em Sergipe
Ampliação da isenção do IRPF impulsionará consumo e qualidade de vida
A Economia Global e a Divisão das Funções: Quem Faz o Quê no Mundo
Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
E-mail: jornalistamarciorocha@live.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.