SMTT realiza campanha de conscientização na capital
Major relata a discussão sobre a Lei Seca Cotidiano 21/11/2011 10h55Por Fernanda Araujo
Em referência às estatísticas de acidentes de trânsito em Aracaju e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou na manhã desta segunda-feira (21) uma campanha de conscientização no trânsito na Av. Beira Mar próximo ao Shopping Riomar.
Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, major Paiva, a sociedade não deve se comportar de forma omissa diante das estatísticas de acidentes. “As campanhas educativas de trânsito são permanentes e a gente quer que as pessoas mudem o seu comportamento. Os números estão terríveis, mostram a tendência de aumento e nós não podemos continuar achando que cada uma dessas mortes é obra do destino ou do acaso. Essas mortes acontecem porque homens e mulheres, de forma inconsequente e irresponsável, deixam de cumprir com a sua obrigação no trânsito, desobedecem a limites de velocidade, utilizam álcool antes de dirigir e abrem a porta para que essas desgraças aconteçam em suas vidas.”
De acordo com Paiva, no ano de 2010 a SMTT registrou 81 mortes de trânsito na capital. Já nesse ano, até o dia 31 de outubro, houve cerca de 74 mortes. “Nós precisamos mudar essa realidade, a sociedade precisa se levantar do banquinho da omissão. Parar de esperar que o poder público sozinho resolva o problema e cada um na sua parcela de contribuição no momento de dirigir faça a diferença.”
Para chamar a atenção de quem transitava na avenida, a SMTT trouxe várias simbologias de acidentes, inclusive cruzes espalhadas com iniciais e a idade das 74 vítimas de trânsito desse ano. “Isso é importante para que as pessoas percebam que não se tratam apenas de números no papel, são vidas iguais a mim e a você. Se nós todos da sociedade assumirmos um comportamento mais seguro a gente consegue assumir um menor número de vítimas”, disse Paiva.
Familiares de vítimas também participaram do movimento, a exemplo de Ivalda Fonseca de Oliveira Santos, mãe de Breno Fonseca de Oliveira Santos, que morreu aos 16 anos atropelado por um ônibus no dia 26 de março. “A gente está aqui tentando erguer a Associação das Vítimas de Violência no Trânsito de Sergipe a partir de hoje, pedindo ajuda da sociedade às pessoas que foram vítimas de acidentes e estão numa cadeira de rodas. E para fazer um apelo para as pessoas que dirigem tenham mais cuidado com quem anda na rua, de moto e de bicicleta. Para pedir um apoio também à SMTT para colocar os radares de volta, porque depois que retiraram é morte por cima de morte.”
A campanha vai até o término do horário de pico. Mas a programação segue no auditório do Hotel Mercury a partir das 14h com um simpósio, uma iniciativa das secretarias de Saúde. A partir das 16h, a SMTT fará uma visita às vítimas de trânsito no Hospital de Urgência (Huse) com a participação solidária do bispo auxiliar Dom Henrique.
Lei Seca
Para coibir o uso do álcool por condutores, está sendo feita uma discussão em torno da Legislação a respeito da Lei Seca. A Lei que tolera até 0,6 g de álcool por litro de sangue, ou seja, dois copos de cerveja, pode se transformar em tolerância zero se aprovada na Câmara.
“Já foi aprovada no senado e foi à Câmara para aprovação. Se passar, nós teremos uma lei ainda mais rigorosa nesse sentido. Vai passar a ser tolerância zero. E a tendência também é admitir qualquer meio de prova, então se for aprovado vai deixar de ser obrigatório o exame do bafômetro para que alguém possa ser responsabilizado. Temos visto aí pessoas visivelmente embriagadas e que se negam a soprar o bafômetro, obviamente se eximem da punição”, resumiu o major Paiva.
Para assegurar o trânsito, no final de semana a Companhia de Trânsito da PM (Cptran) realizou uma blitz da lei seca em função da Odonto Fantasy. “Em todo evento da natureza do Odonto Fantasy, onde milhares de jovens se reúnem para se divertir, são muito comuns na madrugada acidentes gravíssimos", disse o major, informando que, desta vez, não se registrou nenhum deles.
Níveis mais altos de certas proteínas foram encontrados em pessoas solitárias
O whey protein é consumido de diversas formas. Saiba se é benéfico combinar o suplemento com café, segundo nutricionista
Números sorteados foram: 08 - 27 - 36 - 37- 39 - 45
Caso ocorreu após o menino ser levado para um apartamento sob a promessa de receber um biscoito
Acidente aconteceu na SE-230 e interrompeu o tráfego na via após tombamento de caminhão tanque