Sindijor avalia PEC como garantia da regulamentação da profissão
PEC dos Jornalistas ainda será voltada em segundo turno Cotidiano 01/12/2011 17h37
Por Sílvio Oliveira
Depois de o Senado aprovar em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) dos Jornalistas, que trata da exigência do diploma para o exercício da profissão, o Sindicato de Jornalistas de Sergipe (Sindijor) avalia que a decisão é uma garantia da regulamentação da categoria, não como um limite à liberdade de comunicação.
Carol Rejane, presidente do Sindijor/SE, informou que os 65 senadores que votaram a favor entenderam que a PEC remete a exercer e ser jornalista, e não como o STF entendeu, mencionando que o diploma limitava a liberdade de comunicação. “Avaliamos positivamente. A gente compreende que os senadores votaram para garantir a regulamentação da profissão e não no entendimento do STF”, constatou Carol, ao afirmar também que o Sindicato viu a queda do diploma como o início da desregulamentação da profissão de jornalista.
A PEC foi protocolada no Senado Federal depois que o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a lei que tratava da exigência do diploma. Para os ministros, a profissão de jornalismo estava ligada ao direito à liberdade de expressão.
A PEC dos Jornalistas, como é conhecida, é de autoria do senador sergipano Antônio Valadares (PSB) e ainda deverá ser votado em segundo turno no Senado. Depois deverá ser levada à Câmara dos Deputados, onde também deverá ser votada em dois turnos com quórum qualificado. Se sofrer alteração na Câmara, terá que voltar ao Senado e ser votada novamente.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia