SES esclarece sobre a Situação de Pânico em Indiaroba
Cotidiano 23/11/2011 12h16Por Eliene Andrade
A equipe da Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Dst/Aids, esteve na Cidade de Indiraroba, onde, através de informações da imprensa, os moradores passavam por uma situação de pânico pois houve um boato de que um homem provavelmente soropositivo, estaria ameaçando a população e estudantes das escolas com uma seringa e que já teria possivelmente “contaminado” um garoto. Inicialmente, fomos à casa do garoto que, segundo informações divulgadas por populares, teria sido “picado” pela seringa.
Ao conversarmos com o garoto, que já estava sendo discriminado, o mesmo negou ocorrência de “picada de agulha” e que apenas , estava na feira e sentiu “ uma coceira na pele”. Para nossa surpresa, ao examinarmos o garoto, observamos apenas uma pequena lesão na pele indicativa de picada de inseto.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Tutelar local, estivemos no Hospital de Indiaroba, entrevistamos os profissionais de saúde e ninguém confirmou alguma ocorrência. Conversamos com várias pessoas usuárias da unidade de saúde local e ninguém confirmou alguma ação desta pessoa soropositiva. Também entrevistamos agentes de saúde da Equipe de Saúde da Família e todos negaram alguma ocorrência.
Estivemos também nas três grandes escolas da cidade, onde reunimos os professores, pedindo apoio para que as atividades fossem normalizadas , pois , segundo informações, as aulas teriam sido suspensas devido ao pânico criado. Os professores nos informaram que as aulas não tinham sido suspensas. Muitos pais, devido aos boatos, não retiraram os filhos da escola.
A Secretaria Municipal de Saúde providenciou a divulgação, através de carro de som, dos esclarecimentos para que o pânico fosse eliminado e que a cidade voltasse ao normal.
Para a equipe da SES, o que ocorreu na Cidade de Indiaroba foi mais uma “Lenda Urbana” já tão conhecida em várias cidade do interior do país. Aproveitamos a oportunidade para mostrar a importância da realização de ações educativas na cidade e povoados da região.
Vamos intensificar ações de prevenção no Povoado Pontal, onde tem um grande fluxo de turistas e no Povoado Preguiça, que alvo também da situação de pânico. As situações de pânico são combatidas através da disseminação de informações corretas sobre as formas de transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis e a disponibilização com fácil acesso aos preservativos.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia