Polícia prende quadrilha que aterrorizava Vale do Cotinguiba
Cotidiano 11/10/2011 09h56Por Adriana Meneses
As policias civil e militar conseguiram identificar e prender ontem, 10, após quatro meses de investigações, integrantes de uma quadrilha que agia em toda a região do Vale do Cotinguiba, em especial em Laranjeiras, Maruim, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro, Riachuelo e Japaratuba. Na ação policial foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, através dos quais sete indivíduos foram presos e dois adolescentes infratores apreendidos.
De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, a quadrilha realizou diversos assaltos e homicídios na região do Vale do Cotinguiba, entre os quais um roubo da empresa de transporte intermunicipal Coopertalse, no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras; e assaltos a Petrobras, a Usina Pinheiro, de onde levaram a arma de fogo do segurança, aos Correios de Santa Rosa de Lima, a uma Casa Lotérica de Riachuelo e roubos a mercearias e farmácias de Laranjeiras.
Além de roubos, eles praticaram três homicídios em Laranjeiras, sendo um na sede do município e os demais nos povoados de Comandaroba e Pedra Branca. De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, ao todo já existem 10 inquéritos policias apurando os crimes praticados pela quadrilha, que tinha como característica ameaçar as vítimas, impondo o medo na comunidade. Todos responderão pelos crimes de formação de quadrilha qualificada, roubo qualificado e corrupção de menores, além de homicídios para os autores deste delito.
Para a coordenadora de Policia Civil do Interior (Copci), Viviane Pessoa, com a prisão dos integrantes da quadrilha, a população do Vale do Cotinguiba poderá ficar mais aliviada com relação à criminalidade. A seu ver, o êxito da operação só foi possível com o apoio da população. “Todo trabalho foi iniciado com as denúncias da população, então, com o apoio da população, a polícia tem sempre conseguido um ótimo resultado. Esperamos novas denúncias para concluir as prisões. Os moradores do vale do Cotinguiba podem agora ficar mais aliviados com a prisão da quadrilha.”, disse.
Na operação, foram apreendidos quatro armas de fogo, vários aparelhos celulares e outros objetos que podem ter relação com os crimes praticados. Foram presos: Rusvaldiney Zuzarte dos Santos, conhecido como 'Val', 20 anos; Edson Alex dos Santos, o “Alex” ou “Paulista”, 20; Anderson Alan dos Santos, o “Alan”, 19; Josimar Santos de Souza, o “Fofão”, 23; Edverton dos Santos, o “Tinho” ou “Nego Tinho”, 21; Jonatha Santana Gomes, o “Lindão”, 18, e Raine de Jesus Santos, 19 anos. Também foram apreendidos dois adolescentes com 16 e 17 anos de idade. O primeiro a ser detido foi Val há cerca de 15 dias.
Foto: Ascom/SSP
Prisão ocorreu em torno de investigação que já resultou na prisão de uma mulher integrante do grupo criminoso
Gestor tinha 67 anos. Prefeitura decretou luto de três dias
Sinistro aconteceu na manhã desta terça-feira (5) entre Glória e Aparecida
Acidente aconteceu nesta segunda-feira (4), no Povoado Lagoa do Riacho
Capital sergipana deve ter dia com céu claro e sem possibilidade de chuva