PMA lança edital para contratar mais cem Guardas Municipais em 2012
Cotidiano 28/11/2011 12h17Da redação
Depois de inúmeras manifestações por parte da Guarda Municipal de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira divulgou na manhã de hoje (28) o edital de abertura de concurso público para ampliação do efetivo da Guarda Municipal. Cem novos agentes irão reforçar a corporação após a realização do concurso, previsto para janeiro de 2012.
À imprensa, o prefeito afirmou que as novas contratações irão coordenar e exercer atividades de policiamento, fiscalização e vigilância dos espaços históricos, culturais, artísticos e turísticos do município. “Já estamos abrindo o edital a partir de hoje. Cem vagas é um bom número de guardas para melhorar o quantitativo. A guarda municipal colabora com a polícia militar e com as outras forças que fazem a segurança no município”, declarou.
SIGMA
O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Ney Lúcio dos Santos, também participou do evento de lançamento do edital na manhã desta segunda-feira. Para ele, o anúncio é uma conquista para a categoria que há anos luta pelo aumento do efetivo e melhoramento nas condições de trabalho dos profissionais.
“Nós estamos apreensivos, uma vez que o número de efetivo necessário é de 600 guardas em caráter emergencial. Temos diversos postos da Prefeitura que estão desprotegidos. A PMA tem gasto mais de um milhão de reais com reformas de patrimônios públicos destruídos em escolas e instituições. Precisamos reduzir essa destruição através da proteção feita pelo guarda municipal”, disse Ney.
Estrutura
De acordo com Ney Lúcio, é preciso mais investimento na estrutura da Guarda Municipal, já que, conforme aponta, as estruturas atuais são de 15 anos atrás e não comportam o aumento de efetivo.
“É preciso que a Prefeitura invista na infraestrutura. Não dá para uma guarda com um aumento de efetivo e ter uma estrutura de mais de 15 anos. Nós precisamos de investimentos para que o guarda tenha um local onde ele possa fazer a troca da farda e fazer sua refeição de forma digna. Não dá para fazer ao servidor uma cobrança excessiva na qualidade do serviço, sem fornecer condições de trabalho. A sociedade é quem vai ganhar com isso”, entende.
Edital
Os critérios do concurso já estão disponíveis no edital divulgado hoje. O candidato deve se inscrever entre os dias 1º e 12 de dezembro. A taxa de inscrição custa R$ 26,20. O salário inicial será de 1.310,40.
Em nota, hospital confirmou aborto espontâneo da apresentadora Sabrina Sato
Para obter o serviço, o cadastro deve ser feito na plataforma Aju Inteligente
Baixa procura e a adaptação para o período do Pré-Caju estão entre os motivos
Os interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo, na sede da Fundat
Avanço é fruto de um trabalho intenso de conscientização realizado pela companhia