MPF/SE processa Caixa por irregularidade em empréstimo consignado
Cotidiano 01/12/2011 17h56
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação civil contra a Caixa Econômica Federal (CEF), em razão de uma irregularidade no empréstimo consignado oferecido pelo banco. A Caixa não vem solicitando uma etapa prévia essencial para a liberação desse tipo específico de empréstimo.
O empréstimo consignado é uma linha de empréstimo pessoal disponibilizado para funcionários e servidores públicos em geral, em que o desconto é feito diretamente da folha de pagamento. A garantia é feita nos limites da sua margem consignável, ou seja, o valor máximo da sua remuneração mensal que pode ser utilizada para o empréstimo.
No caso, a Caixa Econômica Federal vem liberando o empréstimo consignado sem a devida averbação da dívida no órgão convenente, somente o fazendo após o valor consignado já estar à disposição do solicitante. Este procedimento traz, para a Caixa, o risco de ter prejuízos que implicariam em danos ao patrimônio público.
Dessa forma, o MPF/SE requereu a condenação da Caixa, para que o banco passe a realizar a confirmação da margem consignável e a solicitação da averbação da dívida junto ao empregador antes da liberação dos empréstimos consignados.
Suspeito, que já tem histórico criminal, confessou a prática dos crimes
Neste projeto foram contempladas as três maiores pontes do estado
Projeto percorrerá pelo menos 16 municípios, com exibições prioritariamente em praças públicas
Há oportunidades afirmativas para mulheres e pessoas com deficiência
Medida mantém o valor do tributo inalterado e oferece benefícios para pagamento antecipado