Estacionar o veículo em fila dupla é uma das principais infrações em Sergipe
É um erro motorista achar que aquela "paradinha rápida" não configura infração Cotidiano | Por Letícia Mendonça* 01/02/2020 07h45 - Atualizado em 01/02/2020 13h37Parar ou estacionar o veículo ao lado de outro [fila dupla] está sendo uma prática comum para os motoristas, porém atrapalha diretamente o andamento do trânsito e aumenta o risco de acidentes. Esse ato é considerado infração grave pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), implicando em multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e provoca remoção do veículo.
O CTB garante que “parada é a imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros”, apesar disso, a ação de parar ou estacionar em fila dupla é rotineiramente julgado no mesmo patamar. E é um erro pensar que o motorista ficar dentro do carro para uma “paradinha rápida” não vá se configurar como infração.
Em Sergipe, essa prática está entre uma das principais infrações, seguido de estacionar em horários e áreas proibidas, transitar com velocidade acima da máxima permitida, avançar no sinal vermelho do semáforo ou da parada obrigatória. No ano de 2016, o total de autuações relativas a estacionar o veículo em fila dupla chegou a 1636 e, no ano seguinte, aumentou cerca de 8%. Mas aconteceu uma queda gradativa e, no ano passado (2019), o número de infrações chegou a 1418, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran).
O especialista em trânsito Nelson Felipe disse ao F5News que essa infração é uma das mais irritantes para os motoristas, principalmente onde existe um grande movimento de embarque e desembarque. “No meu entendimento, a infração deve ser coibida e combatida a todo custo por ser das mais comuns e perturbadoras do bom andamento do trânsito, bem como uma demonstração de falta de educação e respeito aos demais usuários da via”, avaliou.
Para quitar as multas, o condutor deve resolver diretamente com o órgão autuador ou através de pagamento via internet pelo DUA – Documento Único de Arrecadação – emitido pelo Detran, disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito.
*Estagiária sob a supervisão do jornalista Will Rodriguez





