Deficientes auditivos devem voltar a receber próteses
Cotidiano 22/11/2011 17h36Por Míriam Donald
O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE), através da Promotoria do Cidadão Especializada na Defesa do Acidentado do Trabalho, Idoso, Deficente e Direitos Humanos em Geral, realizou na manhã desta terça-feira (22) uma audiência em vista da suspensão do fornecimento de próteses auditivas.
Mesmo com a ausência de representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o médico responsável pelo programa de saúde auditiva do Hospital São José, Jeferson D’ávila, disse que, conforme a última reunião no MPE, a Secretaria Municipal de Saúde se responsabilizou em realizar a contratação de exames complementares de audiologia e vídeo-laringoscopia. Além disso, a contratação de serviços de otorrinolaringologia habilitados para esse fim. No entanto, de acordo com ele, até o momento não houve manifestação referente a nenhum tipo de contratação.
Jeferson D’avila ainda informou que os pacientes que estão sendo tratados em razão da prótese auditiva, se dirigem ao Hospital São José – Otocenter com exames complementares, realizados com recursos próprios, constatando que não está sendo realizado pela rede pública de saúde como deveria.
Segundo a administradora do Hospital São José, Sueli Vieira, eles solicitaram à Secretaria Municipal de Saúde o aumento da quantidade de pacientes a ser beneficiados com a prótese auditiva, assim como cirurgia de implante coclear. “O serviço possui capacidade para o atendimento e existe demanda reprimida que justifica a solicitação”, esclarece. Disse ainda que o Hospital São José possui condições técnicas para esse tipo de cirurgia, por ser referência em Sergipe para fazer procedimentos de alta complexidade reconhecido pelo Ministério da Saúde.
A promotora que conduziu o caso, Berenice Andrade de Melo, solicitou que o médico Jeferson D’ávila encaminhasse a relação dos pacientes com deficiência que carecem das próteses auditivas com comprovação da diretora da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (APADA), Lígia Maynard, como também a listagem dos estudantes deficientes auditivos matriculados na rede pública estadual com possibilidade de utilização da prótese.
Níveis mais altos de certas proteínas foram encontrados em pessoas solitárias
O whey protein é consumido de diversas formas. Saiba se é benéfico combinar o suplemento com café, segundo nutricionista
Números sorteados foram: 08 - 27 - 36 - 37- 39 - 45
Caso ocorreu após o menino ser levado para um apartamento sob a promessa de receber um biscoito
Acidente aconteceu na SE-230 e interrompeu o tráfego na via após tombamento de caminhão tanque