Prazo para emitir ou atualizar título de eleitor termina quarta | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições
Prazo para emitir ou atualizar título de eleitor termina quarta
Aracajuanos lotam cartório eleitoral para alterar, transferir ou cadastrar biometria
Política 08/05/2018 10h21 - Atualizado em 08/05/2018 10h28


Quem pretende votar nas Eleições Gerais de 2018 tem até esta quarta-feira (9/05) para tirar o título de eleitor. Essa é a data final de fechamento do cadastro eleitoral para o pleito deste ano. Nos Cartórios Eleitorais do centro de Aracaju é intensa a movimentação de eleitores para emitir, alterar ou transferir o título, ou ainda para cadastrar a biometria.

Aqueles que deixaram de votar e não justificaram a ausência em três ou mais turnos seguidos também devem ficar atentos ao prazo. A data marca, ainda, o fim do prazo para os eleitores com mobilidade reduzida comunicarem à Justiça Eleitoral sua condição para que possam votar em seção especial.

Transexuais e travestis também tem até o dia 09 para registrar no título o seu respectivo nome social. No mesmo ato poderão atualizar sua identidade de gênero, que passará a constar no caderno de votação e no Cadastro Nacional de eleitores.

O eleitor que perder o prazo final e estiver irregular com a Justiça Eleitoral ficará impedido de emitir passaporte, ser nomeado em concurso público ou até mesmo de se matricular em escolas e universidades públicas, além de outros impedimentos previstos em Lei.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até o dia 9 de maio.

Para obter o título de eleitor, o procedimento é simples e pode ser iniciado pela internet, por meio do Título Net. Depois de fazer a solicitação on-line, o cidadão deve comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral em sua cidade para concluir o pedido e receber o título. Em caso de não comparecimento, o requerimento será invalidado.

Os documentos necessários são os seguintes: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título.

Nas eleições de 2018, os brasileiros elegerão o presidente e o vice-presidente da República, 27 governadores e vice-governadores de estado e do Distrito Federal, dois terços do Senado Federal (dois senadores por estado), deputados federais, deputados estaduais e distritais. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro, nos casos em que houver necessidade.

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado