Cultura
Documentário conta trajetória do sergipano Josa, o vaqueiro do sertão
Registro audiovisual sobre a vida do sanfoneiro será lançado nesta terça em Aracaju
Entretenimento| Por F5 News 12/03/2019 10:45 - Atualizado em 12/03/2019 11:37

Será lançado nesta terça-feira (12) em Aracaju o documentário em homenagem à memória do sanfoneiro Josa, o vaqueiro do sertão, hoje com 89 anos. Produzido pelo jornalista Dida Araújo, o registro audiovisual terá sua primeira exibição no Centro Cultural de Aracaju, na Praça General Valadão, no centro da cidade, às 15h.

Nascido na cidade de Simão Dias, José Gregório Ribeiro se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, amansador de burro brabo, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa - como ficou conhecido - para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana. 

A ideia de registrar a memória do sanfoneiro começou há vinte anos quando os jornalistas Dida Araújo, Marcelo Carvalho e Erito Meirelles produziram uma reportagem especial para a TV Sergipe, em homenagem aos setenta anos do artista. Boa parte desse material foi guardada e no ano passado o cineasta Dida Araújo iniciou a formatação do roteiro.

O documentário traz depoimentos do homenageado, de pesquisadores, amigos, músicos e familiares. Apresenta também fotos de família e vídeos guardados por admiradores, além de arquivos históricos conseguidos junto à TV Aperipê. 

O documentário faz parte também das comemorações dos oitenta anos da Rádio Aperipê AM. A antiga Rádio Difusora de Sergipe, hoje Aperipê,  acolheu Josa, na década de 1962, e o projetou para o universo musical brasileiro. Na emissora ele apresentou o programa “Boa Noite Sertanejo”. Em seguida conquistou definitivamente o espaço radiofônico com o programa “Festa na Casa Grande”.

A exibição do documentário é aberta aos amantes da sergipanidade.

Mais Notícias de Entretenimento
25/05/2019 20:39 Bacurau, filme brasileiro, ganha prêmio no Festival de Cannes
Primeiro lugar no Prêmio do Júri empatou com produção francesa Les Misérables
25/05/2019 11:46 Ídolo da torcida do Flamengo promove tarde de autógrafos em Aracaju
Primeira escola do Flamengo na capital será inaugurada domingo
23/05/2019 14:30 Banda Vibrações faz tributo a Bob Marley no Che Music Bar
Também haverá apresentações com banda Kararoots e DJ D´Gordo
23/05/2019 10:33 Festejos Juninos do Sesc serão abertos com exposição do Coletivo Cerâmico
23/05/2019 06:34 Sergipanos apresentarão criações de jogos digitais no Unit Game Day
Evento sediará campeonato da Federação Sergipana de Esportes Eletrônicos