Biblioteca Ivone de Menezes homenageia escritores brasileiros | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Biblioteca Ivone de Menezes homenageia escritores brasileiros
Espaço fica localizado no conjunto Augusto Franco, na zona sul de Aracaju
Entretenimento | Por Agência Aracaju 13/11/2018 09h27


Estimular o gosto pela leitura e lazer e resgatar a história são os principais objetivos do projeto ‘Homenageado do Mês' da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Até o momento, já foram 35 escritores homenageados, entre sergipanos e autores de todo o país.

A coordenadora da Biblioteca e responsável pelo projeto há três anos, Nancy Teresa Vasconcelos Lima, conta que a exposição já acontecia antes mesmo da sua administração. "Quando cheguei na unidade, gostei muito da ideia, aprovei e dei continuidade. Não é só um projeto para incentivar a leitura e atrair pessoas que se interessam, mas para que conheçam outros autores e viajem nos livros", explicou.

A escolha do homenageado é feita seguindo alguns critérios. Primeiramente, verifica a disponibilidade de obras do autor no acervo, para a exposição dos livros publicados, em seguida, o mês de nascimento do autor. A sugestão dos visitantes também são levadas em consideração e a prioridade é sempre dos escritores locais.

"Já destacamos as produções de vários sergipanos, como Tobias Barreto, Aglaé Fontes, Santo Souza, Mário Cabral, Manoel Barros e Silvio Romero. Costumo perguntar aos que visitam a biblioteca qual escritor que eles gostariam de homenagear e fico muito feliz quando, por exemplo, as crianças me procuram e sugerem autores para serem homenageados. É a prova que eles estão interagindo conosco", ressalta a coordenadora.

Em destaque no local estão as obras do homenageado do mês para que os visitantes possam folhear, ler e conhecer, e as fotos dos autores, compondo a Galeria de Escritores. Além disso, a vida e obra também são apresentadas aos visitantes para que eles tenham uma imersão maior à exposição.

Unidade

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes possui um acervo de cerca de 13 mil obras, área infantil, espaço para estudos, um memorial de Ivone de Menezes, que dá nome à unidade e a galeria de escritores. Localizada na praça Major Edeltrudes Teles (final de linha), S/N, conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, a Biblioteca funciona das 8h às 17h e é aberta ao público. Mais informações, através do telefone (79) 3179-6411.

Mais Notícias de Entretenimento
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’
Divulgação
25/04/2024  11h40 Show "O Retorno" do Grupo Memórias acontece nesta sexta (26)
Apresentação promete reviver a época de ouro da música mundial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado