VLI amplia volume embarcado para a Votorantim Cimentos | F5 News - Sergipe Atualizado

Porto de Sergipe
VLI amplia volume embarcado para a Votorantim Cimentos
Terminal consolida atendimento à construção civil
Economia 02/07/2019 11h40


 A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, conta com a operação do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) para oferecer ao nordeste do Brasil uma opção para o embarque e desembarque de soja, coque, fertilizantes, trigo, concentrado de cobre entre outros itens.

Depois de registrar o aumento de 33% nos volumes de navios em 2018, o TMIB reforça o atendimento à construção civil este ano a partir do contrato com a Votorantim Cimentos, em um novo serviço que contempla o embarque mensal de cimento com destino ao Amazonas. A novidade vai representar um incremento equivalente a mais de 120% em relação à demanda atual. O TMIB já recebe coque importado, insumo que abastece a fábrica da Votorantim Cimentos, em Laranjeiras, Sergipe.

A nova demanda reforça não só o potencial do TMIB como opção eficiente de terminal multiuso como também amplia um recurso em expansão no Brasil, a cabotagem – navegação entre portos do mesmo país. Mesmo com um crescimento contínuo desde 2011 – o serviço de cabotagem saltou de 135 milhões para 161 milhões de toneladas no ano passado, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ainda há um grande potencial. Em comparação aos demais modais utilizados, a participação da cabotagem não ultrapassa 11%, de acordo com especialistas.

Para a VLI, o novo contrato com a Votorantim Cimentos posiciona o terminal, mais uma vez, como uma solução logística estratégica para a movimentação de cargas na região nordeste. “Esse contrato é um bom exemplo de como o TMIB pode ser um concentrador de fluxos de cabotagem no país e reforça nossa capacidade de atender demandas dos mais variados produtos e insumos”, aponta Leonardo Paiva, gerente geral de Portos da VLI.

 

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Economia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
26/04/2024  15h29 Veja o que muda com reajuste de benefícios para servidores públicos
Índice considerado a prévia da inflação avançou 0,21% em abril, depois de atingir 0,36% em março. Alimentos pressionaram indicador
Agência Brasil
26/04/2024  08h59 Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos
Estudo é de especialistas da Faculdade de Saúde Pública da USP
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado