Resultado sobre arrendamento da Fafen só deve sair em novembro | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Resultado sobre arrendamento da Fafen só deve sair em novembro
Unidade de Laranjeiras (SE) continua hibernada; três empresas têm interesse na planta
Economia | Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo 13/08/2019 15h00 - Atualizado em 13/08/2019 15h09


A Petrobras estendeu o prazo para apresentação das propostas de arrendamento da Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen). A medida foi aprovada após intermediação do governo do Estado devido à necessidade de ajustes nos projetos das empresas pré-qualificadas pela estatal para a negociação iniciada no mês de abril. 

Agora, as empresas interessadas em assumir a operação da planta em Laranjeiras (SE) terão até o dia 11 de novembro próximo para apresentar suas propostas. O prazo inicial havia expirado na sexta-feira (9) passada.

O objetivo, informou a Petrobras ao F5 News, é  proporcionar às licitantes "um prazo adicional para desenvolvimento de estudos e esclarecimentos de eventuais dúvidas adicionais relativas ao recém firmado Termo de Compromisso de Cessação (TCC)". 

O termo foi celebrado entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estabelecendo o limite de prazo até o final de 2021 para que a empresa deixe a posição dominante no mercado de gás natural, envolvendo venda de ativos e de participações nos segmentos de transporte e distribuição. 

Amparada em uma liminar da Justiça Federal deferida no final de julho, a Petrobras mantém a unidade de fertilizantas hibernada. Segundo a petroleira, as três empresas pré-qualificadas para participar do processo de licitação concluíram as etapas de visitas técnicas e receberam as respostas para os esclarecimentos solicitados sobre as unidades. 

Na esfera estadual, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico trabalha junto às empresas que participam da licitação com a finalidade de viabilizar um ambiente de negócios propício à retomada das atividades. Participam deste processo as empresas Proquigel Química S.A.; PJSC Acron e Formitex Empreendimentos e Participações Ltda. Vencerá aquela que apresentar o maior preço para o arrendamento no período de dez anos, renováveis por mais dez.

Segundo o secretário do Desenvolvimento, José Augusto Carvalho, a operação da Fafen é essencial neste momento em que o estado busca projeção no mercado do gás, respaldado em sua capacidade produtiva. "O fertilizante nitrogenado tem sua única matéria-prima e seu combustível é o gás. No custo do fertilizante, falando da uréia, 56% é proveniente do gás, ou seja, como a natureza deixou o gás na nossa costa, temos que aproveitar", declarou ao F5 News

A fábrica de Sergipe entrou em operação em 6 de outubro de 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado. A unidade tem capacidade de produção total de ureia de 1.800 t/dia. Também comercializa amônia, gás carbônico e sulfato de amônia (também usado como fertilizantes, capaz de produzir até 303 mil toneladas/ano, equivalente a 80% da exportação da região Nordeste em 2014). Mas, segundo a Petrobras, só tem dado prejuízos consecutivos. 

 

Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
09/05/2024  07h22 Copom reduz juros básicos da economia para 10,5% ao ano
Queda de 0,25 ponto era esperada pelo mercado financeiro
Marcos Oliveira / Agência Senado
08/05/2024  18h55 Relatório de Laércio Oliveira faz governo sentar à mesa de negociação
Senador trabalha para aumentar limite de faturamento para MEI e microempresas
Erick O'Hara
08/05/2024  17h12 Sergipe registra crescimento nas vendas do comércio varejista em março
Dados são da Pesquisa de Comércio do IBGE, que destaca um aumento de 3,7%
Agência Senado
08/05/2024  06h30 Senador Laércio Oliveira defende ações para o desenvolvimento do Turismo
Agência Brasil
07/05/2024  15h00 Royalties de petróleo e gás creditados a SE somaram R$ 5,5 milhões em abril
Em comparação com o mês anterior, março, houve uma redução de 1,8% no repasse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado