Porto é um instrumento para a retomada do desenvolvimento, diz Laércio | F5 News - Sergipe Atualizado

Porto é um instrumento para a retomada do desenvolvimento, diz Laércio
Deputado federal participou de reunião que debateu potencial do terminal
Economia 24/08/2019 13h45 - Atualizado em 24/08/2019 14h51


Durante reunião realizada na sexta-feira, dia 23, na da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), entre secretários de estado, técnicos da gestão estadual e representantes da empresa VLI Logística, administradora do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), Porto de Sergipe, tratou sobre necessidades e adequações do referido terminal para atender às diversas demandas do estado para trazer desenvolvimento econômico, capitaneado pelas oportunidades surgidas pelo Gás Natural.

Na reunião, foi reforçado com a VLI a importância do estreitamento de relações com a ExxonMobil, Noxis Energy, Cencosud, bem como indústrias e empresas sergipanas, no sentido de oferecer melhores condições para que as mesmas realizem as operações portuárias necessárias, por meio do Porto de Sergipe.   

“Precisamos que a VLI obtenha um amplo entendimento sobre as necessidades dessas empresas, firmando contratos que assegurem o fluxo de embarcações e investimentos necessários às instalações portuárias, evitando, com isso, perda de negócios para a Bahia ou Alagoas, por conta de alguma eventual inviabilidade do TMIB. Assim, poderemos garantir o desenvolvimento do estado de Sergipe”, explicou o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho.

O deputado federal, Laércio Oliveira, que também é presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac, acompanhou a reunião, e destacou que Porto é um instrumento importantíssimo para a retomada do desenvolvimento do estado. Ele conta que tem feito algumas incursões junto ao setor produtivo, inclusive com reuniões na Fecomércio, no sentido de entender qual a missão da VLI em Sergipe.

“O Porto precisa ser um facilitador para o desenvolvimento do estado, por isso avalio essa conversa como extremamente produtiva. Todos saíram com suas demandas, mas acima de tudo, eu acho que os técnicos da VLI entenderam que todo mundo precisa fazer a sua parte para o desenvolvimento de Sergipe, e eles são fundamentais nesse contexto”, ressaltou o deputado.

Laércio lembrou ainda que grande parte das exportações sergipanas é feita a partir de outros portos, ao por meio do TMIB. “Com isso a gente perde em arrecadação. Por isso, precisamos conciliar essas coisas para promover a geração de emprego, receita para o Estado por meio dos impostos, e a satisfação de quem faz investimento em nosso estado”, completou.

O diálogo conjunto, entre vários órgãos do Governo de Sergipe e a VLI, tem por objetivo oferecer para o estado um melhor ambiente de negócios. “Nesta reunião iniciamos as tratativas para que a administradora do Porto possa viabilizar operações de uma unidade de importação para Sergipe. Caso concretizado, isso trará imposto e emprego para o estado. A Sefaz entra neste contexto como um condutor da política tributária, um ponto de apoio, afinal, todo o Governo está empenhado em mostrar Sergipe como uma alternativa de investimento”, frisou o secretário de estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz. 

Os representantes da VLI Logística saíram da reunião com a incumbência de dar um retorno ao Governo, com uma data para início dessas operações. Eles receberam todas as recomendações demandadas pelos membros do Governo e sinalizaram que já estão se movimentando para auxiliar neste trabalho. O gerente geral comercial da empresa, Asley Ribeiro, apontou que Sergipe tem perspectivas de crescimento muito grandes, com as novas possibilidades que se abrem com a oferta de Gás Natural e que a empresa está disposta a colaborar no que estiver ao seu alcance para auxiliar neste crescimento. “Vemos o Porto como peça fundamental. O que a gente quer deixar claro é que a VLI está de portas abertas para receber todos os clientes e usuários que demandam receber ou exportar suas mercadorias. A gente acredita muito no potencial do estado, que tem tudo para poder se desenvolver”, observou.

Também participaram da reunião o assessor técnico da Sedetec, Marcelo Menezes, o Procurador-Geral do Estado, Vinícius Oliveira, diretor-presidente da Codise, José Matos, e o assessor especial do Governo, Oliveira Júnior.

*Com informações do Núcleo de Desenvolvimento 

Fonte: Assessoria do deputado
 

Mais Notícias de Economia
Divulgação
25/04/2024  20h02 Aracaju sediará o XLII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
São esperados mais de 800 congressistas no evento, entre guias e agentes de turismo
Agência Brasil
25/04/2024  14h40 Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado
Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Missão do BID resultará em carta-consulta para financiamento de projeto
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Ministro Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Essas operações incluem empréstimos, financiamentos, adiantamentos e arrendamentos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado