Vigilância Sanitária fiscalizará comerciantes do Arraiá do Povo | F5 News - Sergipe Atualizado

Vigilância Sanitária fiscalizará comerciantes do Arraiá do Povo
Festejos acontecem até o dia 30 deste mês na orla da Atalaia em Aracaju
Cotidiano 18/06/2018 16h20 - Atualizado em 18/06/2018 17h17


Começam nesta segunda-feira (18) os festejos juninos no Arraiá do Povo, realizado na Orla de Atalaia pelo Governo do Estado. A diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Divisa/SES) atuará com uma equipe de cinco técnicos em conjunto com a gerência de Meio Ambiente da SES da área de Vigilância e Saúde Ambiental.

O diretor estadual de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua, explica que a atuação será diária e seguirá até o dia 30, último dia do evento, das 18h às 23h. “Os nossos profissionais circularão em todos os estabelecimentos, inclusive entre os ambulantes, verificando como está o local, como estão atuando as pessoas no momento de manipulação dos alimentos. Todos os estabelecimentos deverão receber em torno de quatro visitas por noite e  devem estar atentos para cumprirem as normas emanadas pela Anvisa sobre serviços de alimentação ”, alerta Pádua.

Os comerciantes e ambulantes de alimentos passaram por um treinamento na última quinta-feira (14). O objetivo foi capacitá-los em boas práticas de alimentação, higiene, conservação dos alimentos para reduzir consideravelmente as ocorrências durante o evento.

“Apesar de o evento ser em Aracaju e ela realizar a vigilância dentro da capital, nós pactuamos desde 2007 que a Vigilância do Estado realiza esse serviço de fiscalização, controle e monitoramento dos serviços de alimentação na Orla. Cooperar é um dever do estado, de acordo com a Lei Orgânica da Saúde, que deve complementar os municípios no tocante a essa fiscalização”, complementa.

 Recomendações

Aos comerciantes e ambulantes que trabalharão no evento, o diretor da Vigilância orienta que sigam rigorosamente as normas de boas práticas em serviços de alimentação, executando-os de acordo com as orientações que foram repassadas na capacitação para evitar qualquer tipo de ação coercitiva, punitiva.

“Não é o que queremos, mas se não  sobrar alternativa, a Vigilância fará uso de sua prerrogativa de poder de polícia e aplicará sanções que desde a advertência à solicitação à Secult para remoção daquele ambulante ou fechamento do estabelecimento, mas nós acreditamos que serão dias de tranquilidade e cumprimentos das regras”, avalia.

Além desses profissionais, estará à disposição do público um stand que será montado no espaço dos festejos para a realização de ações educativas, além de tirar dúvidas dos próprios comerciantes, caso seja necessário.

Pádua pede o apoio da sociedade. “Os cidadãos e turistas devem observar sempre que for fazer uso de um serviço. Como consumidor, observe as condições de higiene do local, bem como as condições das pessoas que estão trabalhando e qualquer indício de alguma irregularidade, alguma não conformidade que procurem o ponto da Vigilância Sanitária e registre a denúncia.  A sociedade é a nossa parceira”, pontua.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju
A obra, orçada em R$ 41 milhões, pretende solucionar o congestionamento na via

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado