Treinamento reforça orientações para identificação do Aedes aegypti | F5 News - Sergipe Atualizado

Treinamento reforça orientações para identificação do Aedes aegypti
A atividade reuniu profissionais de Pacatuba, Tobias Barreto e Nossa Sra das Dores
Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 01/03/2021 17h30


A padronização da coleta e a leitura microscópica de larvas e pupas do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus foi o tema da capacitação realizada pelo Laboratório de Entomologia do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). A atividade reuniu profissionais dos municípios de Pacatuba, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores.

A ação foi realizada em quatro dias pelos profissionais da Entomologia, Maria de Lourdes Rezende, técnica de laboratório e Gustavo Barreto Passo, Biólogo. A capacitação foi dividida em atividade teórica, com explicações sobre o ciclo de vida do mosquito (ovo, larva e pupa) e aulas práticas,  que abordaram as técnicas para coleta de larvas em tanques, caixas d´água e /ou  poças, e a observação desse material com a utilização do microscópio para diferenciação das características morfológicas entre o mosquito da família Aedes.

De acordo com a gerente de Entomologia, Parasitologia e Zoonoses do Lacen, Karine Moura, a retomada presencial das ações de educação em saúde visa prestar orientações para os agentes de endemias e assim, estabelecer critérios uniformes para identificação dos vetores transmissores das arboviroses: dengue, chikungunya e zika vírus.

“Esse trabalho é para garantir a correta coleta e identificação das amostras de larvas feita no campo e no laboratório, atividade que contribui para as ações das vigilâncias epidemiológicas nos municípios. Com o mapeamento dos locais onde foram coletadas as larvas a vigilância pode eliminar criadouros, impedindo assim o desenvolvimento do mosquito e combatendo a proliferação desse vetor transmissor das arboviroses”, ressaltou Karine.

Participantes

Para a agente de endemias Juliana Cirilo dos Santos, do município de Pacatuba, a capacitação colaborou com o aprimoramento das técnicas. “Eu faço a parte de coleta das larvas e agora adquiri mais conhecimento para poder contribuir com as ações do município”, comentou.

Flamarion Cardoso Santos, agente de endemias em Tobias Barreto também participou da capacitação com outro colega. “Esse treinamento foi uma oportunidade de conhecer mais profundamente meu trabalho e, também, para fazer a análise no laboratório do material que coleto no campo”, disse.

Controle de qualidade

Para realizar o controle de qualidade das análises realizadas pelos municípios o Lacen recebe cerca de 10% do material produzido, que passa por avaliação para confirmação dos laudos processados pelos serviços de vigilância epidemiológica.

As solicitações para treinamentos em procedimentos laboratoriais podem ser feitas através do email: redelab@fsph.se.gov.br  ou pelos telefones: (79) 3234-6000 e 3234-6015

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado