Time sergipano de Futebol americano feminino é pioneiro do nordeste | F5 News - Sergipe Atualizado

Time sergipano de Futebol americano feminino é pioneiro do nordeste
Recrutamento para novas atletas acontece neste domingo (21)
Cotidiano | Por Victória Valverde* 20/07/2019 09h00

O futebol americano é um esporte de contato agressivo, agilidade e capacidade tática, qualidades  muitas vezes associadas ao universo masculino, o que explica o pouco conhecimento e envolvimento de mulheres no esporte.
 
Essa participação é ainda menor no Brasil, onde o primeiro campeonato com modalidade feminina do esporte – organizado pelas próprias equipes – só ocorreu em 2014, sendo que o primeiro campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) foi em fevereiro de 2018. 
 
Apesar do estigma que envolve o esporte, cada vez mais mulheres têm se interessado pela modalidade e se organizado em times. No Nordeste, o único time oficial de futebol americano feminino em atividade é o Aracaju Alfa, da capital sergipana. 
 
Protagonismo feminino
 
O Aracaju Alfa surgiu em 2012, com atletas que faziam parte de uma antiga equipe de Futebol Americano que teve as atividades encerradas. A vontade de continuar jogando levou à fundação do time.
 
Hoje, com uma equipe de 25 integrantes e a participação em três edições do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano feminino (2014, 2015 e 2018) - bancadas pelo próprio time - o Aracaju Alfa encontra-se cada vez mais forte, mas ainda há muitos desafios.
 
As principais dificuldades da equipe, de acordo com a treinadora, assessora parlamentar e diretora financeira do Alfa, Ivana Santos, são a falta de incentivo para competições, de locais para treinos e  financiamento, necessário principalmente para os custos das viagens para a participação nos campeonatos.
 
Apesar de tudo, o time segue com seriedade no trabalho e dedicação em campo. Os treinos fixos acontecem todo domingo no Parque da Sementeira, além de treinos extras durante a semana.
 
Com o passar dos anos,  o Alfa se tornou um coletivo de mulheres que se apoiam, se empoderam e jogam futebol americano. A estudante Débora Thalita Brito, de 25 anos , entrou para o time através do convite de uma amiga, apesar do seu receio pela sua baixa estatura e magreza. Débora percebeu várias mudanças positivas com a entrada no time.
 
"Tenho o Alfa como superação física e social. Aprendi a cuidar de mim mesma, a me valorizar como mulher, a superar minha limitações , e isso é muito prazeroso. Se for comparar a Débora de 2015 com a de 2019, tem muita diferença", afirma a jogadora.
 
"Para mim, o Alfa é mais que um time de futebol americano, a relação entre as atletas se fortalece a cada dia, se apoiando  em várias áreas da vida.  Ser uma Alfa significa nunca  estar sozinha, seja em campo ou fora dele", completa a treinadora Ivana Santos.
 
Recrutamento
 
Neste domingo (21), às 9h, no Parque da Sementeira, acontece o recrutamento de novas integrantes do Aracaju Alfa. As interessadas devem ter no mínino 15 anos e comparecer ao treino de roupa de atividade física e tênis ou chuteira. Menores de idade devem providenciar autorização dos pais. Não é necessário ter conhecimento prévio do esporte para participar. 
 
Esse recrutamento não funcionará como uma seletiva para o time, mas sim como um treino específico para as novatas que ainda não possuem familiaridade com o futebol americano. Após o primeiro contato, serão realizadas avaliações individuais com as interessadas em participar oficialmente do time.
 
*estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto. 
Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
26/04/2024  18h30 SES alerta sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial
Estudos têm mostrado que aumento da condição entre a população jovem
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  18h00 Evento esportivo altera trânsito na Orla da Atalaia neste domingo (28)
O tráfego será interrompido no sentido praias/Centro a partir das 5h da manhã
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  17h22 Investigado por importunação sexual contra mulheres e crianças é preso
Ele se masturbava em via pública na frente de crianças e mulheres, afirma delegado
Freepik/Ilustrativa
26/04/2024  16h56 Suspeito é preso por descumprir medidas e agredir a mãe em Neópolis
Um dos incidentes relatados inclui o furto do celular de seu sobrinho para vender
Divulgação
26/04/2024  16h14 X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio
Segundo a plataforma, os usuários burlam as medidas de bloqueio e de segurança

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado