Setransp aponta impacto negativo com possível fim da desoneração da folha | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte coletivo
Setransp aponta impacto negativo com possível fim da desoneração da folha
O Sindicato expressou sua preocupação destacando o impacto nos custos do setor
Cotidiano | Por F5 News 07/05/2024 18h55 - Atualizado em 07/05/2024 20h27


Uma decisão do Governo Federal, que busca judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia, incluindo o transporte público, por meio de uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), tem gerado preocupações no setor e entre os milhões de passageiros que dependem diariamente desse serviço.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) expressou sua preocupação, destacando o impacto sobre os custos do setor e, consequentemente, nas tarifas para os usuários.

Segundo o Setransp, sem a desoneração, o percentual sobre o faturamento das empresas de transporte público pode saltar de 1% para 20% sobre a folha de pagamentos, representando um acréscimo de 393%. Ainda conforme a entidade, isso gera preocupações com um possível aumento nas tarifas, cujo impacto já pode ser sentido neste mês.

Raissa Cruz, presidente do Setransp, considera a medida um retrocesso para o setor, destacando que a mão de obra é um dos principais custos da prestação dos serviços.

Ela ressalta os desafios enfrentados pelas empresas de transporte e a dificuldade em se recuperar de débitos acumulados e outros fatores econômicos adversos.

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) também se manifestou, alertando para o impacto nas tarifas e no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que poderia subir em até 0,27%. Isso resultaria em aumentos significativos nas tarifas em cidades sem subsídio, podendo variar de R$0,70 a R$ 1,00 por passageiro.

De acordo com o Setransp, a desoneração da folha do setor de transporte público, em vigor desde 2013, trouxe redução nos custos totais do serviço, refletindo positivamente nas tarifas e no controle da inflação ao longo da última década. 

A NTU destaca que uma possível reoneração imediata poderia reverter esses benefícios, contrariando legislação previamente discutida e aprovada pelo Congresso Nacional.

Em uma entrevista recente ao jornalista Marcos Aurélio da Rádio Rio FM, o senador Laércio Oliveira disse que vem trabalhando firme pela continuidade da desoneração da folha, antecipando que sua interrupção pode gerar a perda de milhões de empregos pelo país. A estimativa, segundo ele, é de cinco milhões de pessoas que deixarão seus postos de trabalho somente nos próximos 60 dias. 

“A gente precisa libertar o povo brasileiro e o povo sergipano da dependência de políticas públicas assistencialistas que acabam escravizando a população. A gente só tem uma saída que é a carteira assinada, é o emprego. O cidadão só quer uma oportunidade para ganhar o seu dinheiro e a gente precisa criar as condições para que isso aconteça”, disse o senador.

Com informações do Setransp.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado