Sergipano desvenda o paraíso das ondas perfeitas na América Central | F5 News - Sergipe Atualizado

Um Sergipano em
Sergipano desvenda o paraíso das ondas perfeitas na América Central
Conhecida pelo espírito Pura Vida, Costa Rica é o destino perfeito para o ecoturismo
Cotidiano | Por F5 News 12/11/2018 18h17 - Atualizado em 12/11/2018 18h25


Praias paradisíacas, fauna e flora diversas, montanhas vulcânicas, correntes de águas termais, esportes aquáticos e trilhas para caminhada. É fácil de perceber o apelo da Costa Rica, país da América central banhado pelo mar do Caribe de um lado e pelo oceano Pacífico do outro. 

O país - que tem como capital a cidade de San José - tem um charme a mais para os brasileiros, que se sentem em casa na sua abundância tropical. Toda esta diversidade se concentra em um total de 51 mil quilômetros quadrados. Para se ter uma ideia, a Costa Rica é apenas um pouco maior do que o Estado do Espírito Santo, um dos menores do Brasil.

Este pequeno país tem cerca de 4% de toda a biodiversidade do planeta e mantêm um quarto do seu território como área de preservação ambiental.

O idioma oficial é o espanhol. A moeda é a Colón, mas o dólar americano também é usado em todo o território. Os moradores locais, chamados de “Ticos”, têm fama de serem hospitaleiros e calorosos.  

Com todas as suas cores e paisagens, Costa Rica torna-se o destino ideal para quem curte o contato com a natureza, em especial para os surfistas, que encontrarão no país inúmeros pontos de prática do esporte.

Surfista desde os 12 anos, o administrador Diogo Cardoso, já fez duas surftrips para o país, considerado o paraíso das ondas perfeitas na América Central. Na mais recente, este ano, de Aracaju foram mais de 20 horas de viagem e exatos 5.692,67 quilômetros para uma aventura de onze dias com a certeza de bons picos. O custo médio gira em torno de R$ 6,5 mil. Embarque com ele: 

Confira as principais praias de cada costa do país!

Pacífico

Roca Bruja: a onda mais famosa da Costa Rica, com direitas e esquerdas tubulares e super rápidas que se quebram nos bancos de areia formados na extensão da praia.

Nosara: sede de uma comunidade de surfistas, com estrutura hoteleira e aeroporto. A região possui uma longa área de praia com valas espalhadas em toda sua extensão.

Jaco Beach: cidade praiana mais popular do país. Possui ótima infraestrutura com hotéis, restaurantes e boas lojas de artigos de surfe. As ondas são fortes e tubulares, com crowd intenso e valas por toda a extensão da praia.

Hermosa: juntamente com Jaco, é a casa do surfe na costa do pacífico e oferece ao turista ótima infraestrutura. Com uma praia extensa e fundos de coral, a região conta com ondas fortes, tubulares e constantes.

Pavones: considerada a segunda esquerda mais longa do mundo, podendo ser pega por até 3 minutos. Com seções tubulares, a onda quebra sobre um point break bastante manobrável.

Tamarindo: vila com boa infraestrutura de hotelaria. Na região, é possível pegar picos diferentes como Langosta - pico de direitas e Playa Grande - picos de direita e esquerda e Playa Negra - direitas perfeitas, tubulares e constantes o ano todo.

Atlântico - Mar do Caribe

O terremoto que atingiu o país em 1991 transformou radicalmente os fundos das praias dessa região. A prática do surfe ali é para os mais experientes, já que as ondas são muito fortes e se quebram sob bancadas rasas e perigosas.

Manzanillo: ondas rápidas e boa infraestrutura com acomodações rústicas e comida típica costarriquenha. O acesso é fácil e se dá por estrada pavimentada.

Salsa Brava: quando em boas condições de maré, é considerada uma das ondas mais potentes da América Central, bem ao estilo Havaí. Por isso, suas ondas indicadas para surfistas mais experientes.

Play Cahuita: uma das praias mais exóticas da região. Suas areias são negras e os coqueiros chamam bastante a atenção. É um excelente Beach Break.

Tortuguero: praia selvagem com ondas incríveis. Muito procurada também para a prática de mergulho e pesca.

[GALERIA][/GALERIA]

 

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju
A obra, orçada em R$ 41 milhões, pretende solucionar o congestionamento na via

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado