Primeiros sergipanos imunizados relatam "alívio e esperança" | F5 News - Sergipe Atualizado

Primeiros sergipanos imunizados relatam "alívio e esperança"
Dez profissionais que atuam em UTI da Covid foram os primeiros a tomar a vacina
Cotidiano | Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez 19/01/2021 19h52


Na linha de frente do Hospital de Urgências João Alves Filho (Huse), profissionais de Saúde protagonizaram o início da vacinação contra a Covid-19 em Sergipe. Imunizados com a primeira dose da vacina, eles falaram do sentimento de alívio e de esperança para vencer a luta contra a doença que continua afetando milhares de pessoas em todo o mundo.

Dez trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e serventes que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Covid, foram os primeiros a receber a vacina no estado em ato simbólico realizado no auditório da unidade de saúde, na manhã desta terça-feira (19).

O médico José Edvaldo dos Santos foi o segundo sergipano a ser imunizado. Ele trabalha há 20 anos na Ala vermelha do Hospital. Apesar de todos os cuidados que vinha tomando, o médico chegou a ser infectado pela Covid em junho do ano passado, ficando internado por 11 dias na UTI de seu local de trabalho. Hoje recuperado e de volta à linha de frente, o profissional comemora a vacinação.

"Esse momento é um marco da saúde pública do estado, é a vitória da Ciência, é a vitória do SUS, é a vitória da Saúde pública. Ser vacinado hoje simboliza o retorno da confiança aos profissionais de saúde, a gente sabe que a pandemia não acabou, mas a vacinação agora nos devolve a esperança", disse, ressaltando que as recomendações continuam sobre o uso de máscaras e de álcool em gel. 

Aos que ainda sentem receio de tomar a vacina, o médico pede à população que acredite no imunizante. "Devemos evitar o negacionismo, a vacina é o único meio efetivo de combater o vírus, então a orientação é que todos se vacinem", completou.

Ao ser imunizada, a técnica de enfermagem do pronto-socorro Nívea Farias afirma que tem em mente a esperança de dias melhores para todos. Atuando no enfrentamento à pandemia e com 12 anos trabalhando em unidade hospitalar, Nívea também teve Covid. "A população não deve temer a vacina, tem que se vacinar. Espero que todo o Brasil seja imunizado", disse. 

Há dez anos como maqueiro, Cleomárcio Xavier, de 35 anos, relata que o sentimento é de alívio. Ele viu amigos e colegas de profissão perderem a vida para o novo coronavírus. "Perdi muitos amigos aqui, muita gente, e agora me sinto aliviado. O que eu espero agora é ter mais tranquilidade, saber que posso ficar mais tranquilo, mas, claro, não perder os cuidados de uso de máscara", ressaltou.

Adriane dos Santos Oliveira, de 42 anos, que trabalha nos serviços gerais, também foi uma das dez pessoas a receber a primeira dose da vacina em Sergipe. “Trabalho no setor da Covid e foram momentos difíceis de insegurança. Tive tanto medo de levar o vírus pra casa por conta das minhas duas filhas e do meu marido. Estou muito, muito feliz”, falou, emocionada.

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
10/05/2024  10h26 PEC propõe 180 dias de licença para servidoras que são mães adotivas
Divulgação Energisa
10/05/2024  09h54 Energisa já registrou 44 ocorrências de colisões em postes este ano
Reprodução/ SSP
10/05/2024  09h16 Duas mulheres são presas em flagrante por receptação no sertão sergipano
Reprodução/ Aena Brasil
10/05/2024  08h48 Aeroporto de Aracaju suspende recebimento de doações para o RS
Divulgação PF
10/05/2024  08h45 Operação da Polícia Federal investiga fraude contra a Caixa Econômica

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado