Palestra na Aease vai discutir segurança no meio rural
Cotidiano 15/04/2019 15:04

Buscar caminhos para aumentar a segurança pessoal e familiar no meio rural tem se tornado um dos mais prementes anseios daqueles que residem ou têm atividades ou lazer no campo, a ponto de se tornar uma das prioridades a serem enfrentadas não somente pelo governo mas, também pelas famílias e empresários rurais.

Esta realidade vem se desenhando em todo o Brasil, em consonância  com o desenvolvimento experimentado pelo setor agrícola brasileiro, que propiciou a expansão do negócio agropecuário, estimulando novos investimentos no setor agrícola, quer na compra de máquinas, de equipamentos, quer no aumento da área plantada e realização de outros investimentos.

A atividade agrícola vem a cada ano se notabilizando como o grande motor, a grande locomotiva propulsora da economia nacional, ao ponto de constituir-se como responsável por 33% do PIB brasileiro, pela geração de 37 % de todos empregos gerados no país e, mais que isso, é responsável por 42% de todas as exportações nacionais, constituindo-se na única atividade econômica nacional superavitária.  

Na contramão desse cenário, o campo, os produtores rurais, têm acumulado perdas, inclusive de vidas humanas, fruto da crescente elevação dos índices de criminalidade, roubos e ataques de quadrilhas especializadas na prática de violência na zona rural.

A recente pesquisa apresentada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA),  disponibilizaram à sociedade brasileira o Atlas de Violência no ano de 2018, com a Região Nordeste contabilizando os piores índices de violência do país, e o estado de Sergipe assumindo a maior  taxa de violência do Brasil, 64,7 (por 100.000 habitantes), com a zona rural contribuindo com parcela expressiva desse número.

Como sabemos, a Segurança Pública se tornou um direito social a partir da Constituição Federal de 1988. Assim, compete ao Estado prover a população de condições adequadas de segurança, garantindo o livre transitar de todo o indivíduo.

Diante deste cenário, com objetivo de estimular o debate, a troca de experiência, na perspectiva de formulação de políticas públicas para a zona rural sergipana, a AEASE, em parceria com o SEBRAE e o CREA, atenta as necessidades e demandas do campo e da Agropecuária de Sergipe, estará realizando no dia 22/04/19, segunda-feira, às 19h:30, a palestra intitulada: SEGURANÇA PÚBLICA - Prevenção, o Caminho para a Segurança no Campo, a ser ministrada pelo Coronel Luís Carlos Dias Martins, militar reformado da polícia do estado de Minas Gerais, consultor/especialista em Segurança Pública e Inteligência.

O presidente da AEASE Fernando Andrade, afirma que o número de roubos e furtos vem  crescendo na zona rural, em níveis preocupantes, mostrando-se necessário que essa realidade possa ser revertida, resgatando de volta a paz na zona rural, possibilitando que todos que militam no campo, possam trabalhar com  tranquilidade, exercer a sagrada missão de produzir alimentos para abastecer a mesa de todos os sergipanos, assevera o presidente da AEASE, o engenheiro agrônomo Fernando de Andrade.  

O evento é de acesso livre a todos os segmentos envolvidos com o tema,  técnicos que atuam no campo, agropecuaristas,   profissionais que fazem a segurança pública no Estado e a sociedade em geral, finaliza Andrade.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
23/07/2019 21:00 Aracaju sedia primeiro Encontro Sergipano de Engenharia de Produção
Tema do evento é “Perspectivas e contribuições da engenharia de produção para o Estado de Sergipe”
23/07/2019 19:00 Hospital de Riachuelo está há três meses sem receber verbas do Estado
Secretaria de Saúde diz que contrato foi renovado e pagamentos devem ser feitos até sexta, 26
23/07/2019 18:31 PC apreende adolescente por estupro, roubo e incêndio
Adolescente foi apreendido no mês passado e solto no dia seguinte
23/07/2019 18:27 PC prende suspeito de homicídio na zona rural de Propriá
Um dos envolvidos morreu e outro continua foragido
23/07/2019 18:12 Lavandeiras são os principais pontos de criadouros de Dengue
Saúde atua nos municípios com alto índice de infestação do aedes aegypti