Moradores sofrem sem infraestrutura na zona de expansão de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores sofrem sem infraestrutura na zona de expansão de Aracaju
Problemas de pavimentação e saneamento já foram parar na Justiça, mas continuam sem solução.
Cotidiano | Por F5 News 21/05/2018 07h00 - Atualizado em 21/05/2018 09h21


Basta uma passada rápida pelas ruas dos povoados na Zona de Expansão de Aracaju para se deparar com ruas de piçarra e cheias de buracos. Quem vive em localidades como Robalo, Areia Branca e Mosqueiro sofre diariamente pela falta de infraestrutura básica de pavimentação e saneamento.  A precariedade da iluminação pública também gera insatisfações. 

A dona de casa Maria das Graças,  61, vive há uma década no Robalo. Para ela, a sensação é de que nenhuma autoridade pública olha para a região. “É um sofrimento diário. Aqui é uma região onde praticamente chove todos os dias, e como as ruas não são asfaltadas, vive essa areia úmida, sempre alagada. A gente já pediu tanto e ninguém faz nada que parece que temos mesmo que esperar para que algum dia algo aconteça. Só que esse dia parece estar bem distante”, lamenta a moradora.

De acordo com a presidente da Associação dos Moradores da Zona de Expansão, Karina Drumond, a situação é de emergência, pois em muitos locais o risco de acontecer acidente é alto. “Vários dutos de tubulação estão obstruídos. Se essas lagoas encherem, podemos ter um alagamento tão grande como o que ocorreu em 2010. A rua José Vieira de Andrade, no Robalo, no ano passado ficou alagada por oito meses. Contando assim, parece mentira. Por ter ficado tanto tempo desse jeito, os postes estão inclinados e podem cair a qualquer momento, causando uma tragédia na região”, relata Karina.

Moradores que vivem no Loteamento Maria de Lourdes, também no Robalo, e residências próximas, contam que com a chegada do período chuvoso a situação tem piorado a cada dia. “Nos mudamos recentemente e, desde então, sofremos com a falta de pavimentação e drenagem no local. Eu tenho certeza de que vai chegar o momento de ficarmos ilhadas e não conseguiremos sair de casa para o trabalho”, descreve a moradora Itania Souza, que teve um pneu de seu carro furado transitando pelas ruas alagadas do local.

Outras vias como Guaxuma e Travessa São Francisco Guaxuma vivem os mesmos transtornos diariamente.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores, existe uma decisão judicial federal que garante um Plano Emergencial de Drenagem e Macrodrenagem nas áreas citadas, atendendo a um pleito do Ministério Público Federal. A liminar é de 2010, mas desde 2014 não está sendo respeitada.

“A decisão judicial saiu em 2010 e foi cumprida até o final de 2013. A partir de 2014 até o momento, o plano emergencial não vem mais sendo cumprido. Existe também uma emenda parlamentar para o povoado de Areia Branca para a pavimentação de algumas ruas. A Defesa Civil do Município fez um relatório das áreas e encaminhou para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), mas, apesar de a Defesa fazer parte dela, não tem tido o apoio da Emurb para a execução das ações”, afirma Drumond.

Enquanto isso, algumas casas da localidade começam a apresentar rachaduras e fissuras. “Os moradores que estiverem preocupados e sob riscos de acidente devem ligar no 199 para solicitar a ação da Defesa Civil. Também podem procurar a Associação porque nós estamos fazendo um mapeamento de todas as regiões para levar ao Ministério Público Estadual”, diz Karina.

Questionada sobre as demandas apresentadas na reportagem, a Emsurb se manifestou através da seguinte nota:

A Emurb cumpre rigorosamente a decisão da Justiça Federal em relação à ação civil instaurada em 2009. Desde aquele ano, conforme orienta o documento, todo alvará de construção só é expedido pela Emurb após análise e autorização da Justiça Federal. Além disso, a Prefeitura de Aracaju tem realizado obras que solucionam os problemas de alagamentos na área, como a do Canal Costa do Sol, já concluída e a do Canal Beira Mar, em execução. Outra importante ação desenvolvida pela Emurb, desde 2009, é o serviço de manutenção da rede de drenagem. Ao longo desse período, equipes da Emurb realizaram a abertura de valas e implantaram travessias em bueiros, resolvendo os alagamentos pontuais em diversas ruas da localidade. Preventivamente, a Emurb atua com serviços diversos relacionados à drenagem pluvial, desobstrução de bueiros, limpeza de fossas, terraplenagem de ruas, todas atividades que contribuem para evitar alagamentos e proporcionar uma melhor drenagem das águas pluviais. Trabalhos complementares são também realizados pela Emsurb, que realiza a limpeza dos canais. Todas essas ações são acompanhadas diretamente pela Justiça Federal, que recebe relatórios permanentes da Emurb.

A Zona de Expansão é uma área com características de povoamento disperso e representa, aproximadamente, 40% do território de Aracaju. A infraestrutura urbana está sendo implantada na medida em que a região começa a ser adensada. Por não possuir uma rede de drenagem pluvial e esgotamento sanitário que atendam toda a localidade, apenas de forma pontual, a pavimentação das vias está sendo realizada na medida em que essa infraestrutura vai sendo implantada. A Prefeitura de Aracaju já garantiu recursos para executar a pavimentação de ruas nos povoados Areia Branca e Mosqueiro e está, no momento, elaborando os projetos para contratar as obras. Quanto aos postes da rede de energia citados, cabe à concessionária de energia fazer uma avaliação.

*Com informações do Jornal da Cidade

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
26/04/2024  12h00 Profissionais e clínicas credenciadas podem paralisar serviços do Detran
Insatisfação é com o valor pelo serviço de avaliação psicológica para CNH 
Lally Alves/Divulgação
26/04/2024  11h30 Adoção de Estimação e Aju Animal realizam collab neste sábado
Ação irá contar com a participação de 8 instituições
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Ministério da Saúde quer ampliar cobertura vacinal no país
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
A pressão alta atinge 35% da população brasileira
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presos em SE
Plantio irregular do entorpecente foi encontrado; sementes eram comercializadas ilegalmente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado