Moradores do bairro 18 do Forte cobram pavimentação em rua da região | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do bairro 18 do Forte cobram pavimentação em rua da região
Emurb afirmou que não há previsão para que obras sejam realizadas no local
Cotidiano | Por Fernanda Araujo e Saullo Hipolito 28/02/2020 11h30 - Atualizado em 28/02/2020 12h43


Moradores da rua Nossa Senhora de Lourdes, no bairro 18 do Forte, zona Norte de Aracaju, cobram da Prefeitura o recapeamento asfáltico do local, cuja falta tem gerado muitos transtornos à comunidade.

De acordo com Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a rua ainda não entrou no cronograma de reformas.

A situação é vivida por alguns moradores há cerca de 15 anos, como é o caso do motorista de aplicativo Ramilton José Santos Cunha. Ele relatou ao F5 News que já vivenciou diversas situações vividas pelos moradores, a mais perigosa delas acontece em época de chuva, quando muita gente acaba caindo por conta do terreno irregular.

“O prefeito tem calçado ruas da zona Sul sem necessidade e a gente fica à mercê. Queremos uma resposta do motivo de não calçar a rua, a gente sofre quando chove, fica um lamaçal e nós não podemos trabalhar. Tentamos falar com a Prefeitura, mas não tivemos respostas”, afirmou o motorista.

A costureira Sônia Nascimento ressaltou o problema e chamou a atenção também para outras questões, como o pagamento do IPTU. “Pagamos R$ 800 referente a três anos, mas não vamos mais pagar porque não temos esgoto, nem estrada que presta. Para se ter ideia, pagamos a um carroceiro para por terra. Tem um idoso que vive caindo em época de chuva nessa rua. Outro dia, uma mulher passou mal e a ambulância não pôde subir, então estamos realmente à mercê das baratas e ratos, que aqui tem bastante”, disse.

Ainda de acordo com os moradores, a Prefeitura de Aracaju já foi procurada por eles. Mas a resposta não foi convincente. “Falamos com o secretário [da Emurb] e ele disse que a rua não está no planejamento, não a colocou no cronograma e que não há orçamento, mas calçou uma rua anterior e pulou essa”, afirmou o carreteiro Willams Teles.

Ao F5 News, a Emurb confirmou parte da versão, e disse que a pavimentação da Rua Nossa Senhora de Lourdes ainda não está na programação da Emurb, portanto sem data para ser realizada. Mas já foi feita uma avaliação pela equipe técnica e há possibilidade de realizar a obra, dentro da capacidade operacional e financeira da prefeitura. "Como nas ruas adjacentes, a pavimentação deverá ser feita diretamente pela unidade operacional da Emurb, por etapas”, indicou por nota.

Protesto

Na manhã desta sexta-feira (28) os moradores se mobilizaram para protestar e chamar a atenção dos governantes para a situação vivida. Eles interditaram parte da avenida Visconde de Maracaju com troncos e objetos queimados. Essa é a primeira manifestação que acontece na região voltada a essa questão e durou cerca de uma hora e meia.

“Essa é só uma das primeiras manifestações da gente. Nenhum carro de aplicativo entra na rua pela estrutura precária. Se não tivermos confirmações concretas, vamos fazer o ato novamente”, salientou Ramilton José Santos Cunha, também motorista de aplicativo.

“Todos nós estamos esquecidos. Estamos falando da situação não por conta da eleição, mas porque queremos um calçamento digno para a gente", afirmou Sônia Nascimento.

[GALERIA][/GALERIA]

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Ilustrativo/Freepik
12/05/2024  06h30 Celebrando o amor materno à distância: a tecnologia como ponte no Dia das Mães
Reprodução/Sergio Silva/PMA
11/05/2024  10h10 Implementação de Ecopontos em Aracaju traz avanço na gestão de resíduos sólidos
Ilustrativo/Freepik
11/05/2024  10h00 Comer carne vermelha todo dia faz mal? Entenda impactos na dieta
F5News
11/05/2024  09h56 Chuva moderada deve continuar em Aracaju, alerta Defesa Civil
PMSE/Reprodução
11/05/2024  09h42 Jovem é morto a tiros no bairro Novo Paraíso em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado