Médico orienta sobre testes de HIV comercializados em farmácias | F5 News - Sergipe Atualizado

Médico orienta sobre testes de HIV comercializados em farmácias
O evento ocorreu na sede do Conselho Regional de Farmácia, em Aracaju
Cotidiano | Por Milton Alves Júnior 05/10/2018 19h56 - Atualizado em 06/10/2018 14h04


Acadêmicos e farmacêuticos profissionais participaram nessa tarde de uma palestra realizada no Conselho Regional de Farmácia, em Aracaju, que teve como principal objetivo estudar e debater a eficácia dos testes de HIV agora comercializados em duas redes de farmácia em Sergipe. Recepcionando cerca de 50 pessoas, o evento recebeu o apoio do Sindicato dos Farmacêuticos e contou com palestra sobre o tema do médico Almir Santana, membro do Programa IST/DST da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o especialista, há mais de um mês as redes Edson e Drogasil estão

comercializando os testes de HIV como forma de permitir que o cidadão possa realizar a autoanálise em um local de conforto e reservado. De acordo com Almir Santana, a eficácia do teste alcança a casa dos 99%, desde que o cidadão respeite todas as orientações prescritas pelos laboratórios. Este teste recebe o aval do Ministério da Saúde.

“Eu sempre defendi que, paralelamente ao comércio deste teste, os profissionais da farmácia também estejam aptos para orientar com precisão todos os consumidores que busquem a aquisição deste produto. Esse evento nos ajuda bastante a qualificar a categoria e contribuir para que o exame seja realizado com fidelidade aos pré-requisitos mais que necessários para apresentar um diagnóstico de 99%”, disse.

Segundo orientação apresentada por Almir Santana, toda pessoa que adquire o teste deve respeitar o que os especialistas chamam de ‘janela imunológica’, ou seja, para que o resultado apresente maior índice de precisão, por exemplo, é preciso que a análise seja realizada após 30 dias da última relação sexual. “A nossa ideia é chamar todos os gerentes das farmácias para que possamos destacar a necessidade de qualificar os funcionários. O sucesso desses testes depende muito das orientações apresentadas no ato da compra”, afirmou.

Ao F5 News, a vice-presidente do CRF, Larissa Carvalho, antecipou que outros eventos semelhantes serão realizados nos

próximos meses com o intuito de atender às recomendações de Almir Santana. “A ideia é progredir coletivamente. A presença dele aqui é muito bem-vinda e certamente terão outros eventos para qualificar a atuação funcional dos profissionais, contribuir na evolução educativa dos estudantes e melhor orientar nosso clientes/pacientes”, disse.

Em caso de resultado positivo, a orientação apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde é que o cidadão se dirija à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, para realizar exames mais detalhados e, assim, confirmar ou não o diagnóstico.

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
20/05/2024  09h04 Confira a previsão do tempo para Aracaju nesta segunda-feira (20)
Segundo o ClimAju, há alta possibilidade de chuva fraca a moderada durante o dia
Reprodução/ SSP
20/05/2024  08h31 Após sofrer golpe, comerciante é restituído e suspeito é localizado na BA
O suspeito de estelionato teria enviado um comprovante de Pix falso de R$ 8 mil
Divulgação BPRv
20/05/2024  08h18 Três pessoas ficam feridas após duas motos colidirem com automóvel 
Acidente aconteceu na madrugada desta segunda (20) no Povoado Tanque Novo
Reprodução Redes Sociais
20/05/2024  07h30 Homem é morto a golpes de facão em Poço Redondo (SE)
Vítima foi morta após ter a casa invadida na noite deste domingo (19)
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Crime ocorreu enquanto vítima dormia nas arquibancadas de um estádio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado