Huse recebe doação de capacetes para tratamento de pacientes com Covid | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Huse recebe doação de capacetes para tratamento de pacientes com Covid
O equipamento é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 20/04/2021 18h00


Proteger a vida do paciente na batalha contra a Covid-19. Foi com esse objetivo que a Organização Não Governamental União Se, doou na tarde desta terça-feira (20), dez Capacetes Elmo para o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho. O equipamento é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo, capaz de manter uma pressão positiva contínua, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente e sem a necessidade de intubação.

“Como o Hospital João Alves é referência no estado, é onde tem a maior demanda e vai ser muito útil. A ideia é que esse paciente não chegue a ser intubado fazendo uso desse equipamento. O paciente que está numa fase crítica, ao invés de ir para a UTI ele pode ficar numa enfermaria e usar esse aparelho e gradativamente vai apresentando melhoras. Em Sergipe é a primeira doação e os relatos de outros hospitais no país são fantásticos”, ressaltou o coordenador da União Se, Francisco Alves.

Para o superintendente do Hospital João Alves, Walter Pinheiro, é um momento de grande satisfação poder auxiliar no processo de tratamento dos pacientes com Covid-19. “Tudo que pode ser feito para evitar uma intubação e aumento da permanência desses pacientes na UTI é muito importante. Esses dispositivos vão proporcionar o retardamento e o agravamento da doença. Importante contribuição para a sociedade como um todo, nós seremos o receptor, mas entregaremos em outras unidades hospitalares através da parceria que foi feita com o Hospital João Alves. São ações como essas que fazem com que a gente se motive no dia a dia de manter o foco, por isso, agradecemos em nome de todos”, declarou.

A Referência Técnica da Fisioterapia das UTI’s I e II do Hospital João Alves, Ana Alice Soares, explica como funciona o Capacete Elmo no paciente. “O equipamento tem um fluxo contínuo de ar comprimido e oxigênio através dele com uma válvula de bipe. Ele reduz o risco de internação em UTI, reduz o tempo de internação hospitalar porque vai conseguir o desmame do oxigênio mais rápido e evitar que o paciente seja intubado”, explicou.

Dos 10 capacetes recebidos pelo Hospital João Alves, quatro deles serão doados para outros hospitais da capital como o Hospital Cirurgia, Hospital Universitário, Hospital São José e Hospital da Polícia Militar, cada um receberá um capacete. Os profissionais passarão por um treinamento para uso correto do equipamento e só depois será possível a utilização pelos pacientes. O equipamento foi desenvolvido pela Escola de Medicina do Ceará com o objetivo das pessoas acometidas pela Covid-19 não serem intubadas e fizessem o tratamento com os Capacetes Elmo. Os resultados estão sendo positivos e de grande repercussão em outros estados.

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom CBMSE
10/05/2024  12h46 Apesar do acidente, bombeiros sergipanos estão em ação desde quinta no RS
CBMSE/Reprodução
10/05/2024  12h44 Adolescente é resgatado por bombeiros em meio a forte correnteza em Estância
Reprodução/ Polícia civil
10/05/2024  11h30 Suspeita de furtar cartão e documentos de voluntários é presa em Itaporanga
Freepik
10/05/2024  10h26 PEC propõe 180 dias de licença para servidoras que são mães adotivas
Divulgação Energisa
10/05/2024  09h54 Energisa já registrou 44 ocorrências de colisões em postes este ano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado