Homem é preso acusado de receptação de eletrônicos
Estelionatário simulava o pagamento para convencer a vítima a enviar o produto
Cotidiano| Por F5 News 10/08/2018 13:35 - Atualizado em 10/08/2018 14:46

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) Sergipe divulgou nesta sexta-feira (10) informações sobre a prisão de Pedro Luiz Marqui Junior, 35, acusado de participação em crimes de estelionato em sites de compra e vendas de produtos. A prisão foi realizada ontem (09), em ação conjunta da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) com unidades da Polícia Civil de São Paulo.

O suspeito foi preso em flagrante em uma loja na Rua Santa Efigênia, região de grande fluxo de pessoas em São Paulo. Na delegacia foi constatado que existiam outros quatro boletins de ocorrências relacionados ao crime de estelionato, em condições semelhantes ao golpe aplicado.

De acordo com as investigações da DRCC, um golpista procurava por eletrônicos e celulares anunciados no site de vendas OLX. O suposto comprador entrava em contato com a vítima por aplicativo de mensagem e a convencia a anunciar o produto em outro site, o Mercado Livre, alegando que a plataforma teria maior segurança na transação.  Em seguida, a vítima enviava um email para o golpista com o endereço eletrônico do novo anúncio do produto. Diante do endereço, o suposto comprador retornava a mensagem com uma página falsa do Mercado Pago - plataforma de pagamentos relacionada a um dos sites de compras - com a informação de que o pagamento teria sido feito, mas que a quantia apenas seria liberada após o envio do produto por Sedex. A vítima então realizava o envio e somente percebia o golpe ao entrar em contato com o site de vendas que informava que ainda não tinha ocorrido qualquer tipo de pagamento e que não havia solicitação de envio do produto.

Uma das vítimas enviou um aparelho celular de Sergipe para São Paulo, onde estava o golpista. Após investigações e monitoramento, as equipes localizaram o endereço onde o aparelho estava. A equipe da DRCC comunicou à Polícia Civil de São Paulo, que localizou o produto e prendeu Pedro Luiz Marqui Junior em flagrante pelo crime de receptação.

*Com informações e fotos da SSP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
12/12/2018 13:55 Julgamento de subvenções volta a ser suspenso por pedido de vistas
Desembargadores apresentam três votos divergentes para a pena de deputados
12/12/2018 13:40 Fundat abre cadastro para vagas de motorista categoria D e agente coletor
Os interessados devem ter experiência comprovada na Carteira de Trabalho
12/12/2018 13:20 Cobrança de IPTU continua sem definição do Tribunal de Justiça de Sergipe
Calendário de pagamento será divulgado na próxima semana, diz Semfaz
12/12/2018 12:35 Unidade do Corpo de Bombeiros é cercada na Orla de Atalaia
Medida foi adotada para evitar vandalismo e garantir a segurança de pedestres
12/12/2018 11:42 Incêndio atinge duplex de idosa no município de Itabaiana (SE)
Entulho recolhido por ela ao imóvel teria alimentado as chamas