Homem é preso acusado de receptação de eletrônicos
Estelionatário simulava o pagamento para convencer a vítima a enviar o produto
Cotidiano| Por F5 News 10/08/2018 13:35 - Atualizado em 10/08/2018 14:46

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) Sergipe divulgou nesta sexta-feira (10) informações sobre a prisão de Pedro Luiz Marqui Junior, 35, acusado de participação em crimes de estelionato em sites de compra e vendas de produtos. A prisão foi realizada ontem (09), em ação conjunta da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) com unidades da Polícia Civil de São Paulo.

O suspeito foi preso em flagrante em uma loja na Rua Santa Efigênia, região de grande fluxo de pessoas em São Paulo. Na delegacia foi constatado que existiam outros quatro boletins de ocorrências relacionados ao crime de estelionato, em condições semelhantes ao golpe aplicado.

De acordo com as investigações da DRCC, um golpista procurava por eletrônicos e celulares anunciados no site de vendas OLX. O suposto comprador entrava em contato com a vítima por aplicativo de mensagem e a convencia a anunciar o produto em outro site, o Mercado Livre, alegando que a plataforma teria maior segurança na transação.  Em seguida, a vítima enviava um email para o golpista com o endereço eletrônico do novo anúncio do produto. Diante do endereço, o suposto comprador retornava a mensagem com uma página falsa do Mercado Pago - plataforma de pagamentos relacionada a um dos sites de compras - com a informação de que o pagamento teria sido feito, mas que a quantia apenas seria liberada após o envio do produto por Sedex. A vítima então realizava o envio e somente percebia o golpe ao entrar em contato com o site de vendas que informava que ainda não tinha ocorrido qualquer tipo de pagamento e que não havia solicitação de envio do produto.

Uma das vítimas enviou um aparelho celular de Sergipe para São Paulo, onde estava o golpista. Após investigações e monitoramento, as equipes localizaram o endereço onde o aparelho estava. A equipe da DRCC comunicou à Polícia Civil de São Paulo, que localizou o produto e prendeu Pedro Luiz Marqui Junior em flagrante pelo crime de receptação.

*Com informações e fotos da SSP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
18/02/2019 20:03 Hemose inicia campanha de Carnaval para aumentar doações de sangue
Ação busca despertar o sentimento de solidariedade até 1º de março
18/02/2019 19:15 Porto de Sergipe registra aumento de 33% no volume de navios
Terminal tem capacidade para atender diversos setores
18/02/2019 17:06 Polícia inicia investigação sobre acidente com ônibus de turismo em Lagarto
O veículo saiu da Bahia para Sergipe. Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas
18/02/2019 15:25 Moradores fazem mutirão para tapar buracos em rua de Aracaju
Eles dizem que cansaram de esperar pelo poder público e de conviver com a buraqueira
18/02/2019 15:02 Novo Internamento Pediátrico da Oncologia do Huse homenageia Tia Ruth
Com as novas instalações, a capacidade para atendimento de paciente adulto dobra