Homem é preso acusado de receptação de eletrônicos
Estelionatário simulava o pagamento para convencer a vítima a enviar o produto
Cotidiano| Por F5 News 10/08/2018 13:35 - Atualizado em 10/08/2018 14:46

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) Sergipe divulgou nesta sexta-feira (10) informações sobre a prisão de Pedro Luiz Marqui Junior, 35, acusado de participação em crimes de estelionato em sites de compra e vendas de produtos. A prisão foi realizada ontem (09), em ação conjunta da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) com unidades da Polícia Civil de São Paulo.

O suspeito foi preso em flagrante em uma loja na Rua Santa Efigênia, região de grande fluxo de pessoas em São Paulo. Na delegacia foi constatado que existiam outros quatro boletins de ocorrências relacionados ao crime de estelionato, em condições semelhantes ao golpe aplicado.

De acordo com as investigações da DRCC, um golpista procurava por eletrônicos e celulares anunciados no site de vendas OLX. O suposto comprador entrava em contato com a vítima por aplicativo de mensagem e a convencia a anunciar o produto em outro site, o Mercado Livre, alegando que a plataforma teria maior segurança na transação.  Em seguida, a vítima enviava um email para o golpista com o endereço eletrônico do novo anúncio do produto. Diante do endereço, o suposto comprador retornava a mensagem com uma página falsa do Mercado Pago - plataforma de pagamentos relacionada a um dos sites de compras - com a informação de que o pagamento teria sido feito, mas que a quantia apenas seria liberada após o envio do produto por Sedex. A vítima então realizava o envio e somente percebia o golpe ao entrar em contato com o site de vendas que informava que ainda não tinha ocorrido qualquer tipo de pagamento e que não havia solicitação de envio do produto.

Uma das vítimas enviou um aparelho celular de Sergipe para São Paulo, onde estava o golpista. Após investigações e monitoramento, as equipes localizaram o endereço onde o aparelho estava. A equipe da DRCC comunicou à Polícia Civil de São Paulo, que localizou o produto e prendeu Pedro Luiz Marqui Junior em flagrante pelo crime de receptação.

*Com informações e fotos da SSP/SE

Mais Notícias de Cotidiano
18/10/2018 17:36 MP de Contas avalia gasto em educação nos municípios sergipanos
O estudo técnico foi feito utilizando indicadores do Ideb
18/10/2018 17:29 Suspeito de arquitetar roubo a empresário em Umbaúba é preso
O caso ocorreu em junho deste ano e o suspeito planejou toda a dinâmica durante três meses
18/10/2018 16:10 Mulher e bebê baleados em tentativa de feminicídio estão fora de perigo
Sem aceitar o fim do relacionamento, homem atira em ex-mulher e filho dentro de condomínio em Aracaju (SE)
18/10/2018 15:35 Emsurb atua para evitar perigos gerados por animais soltos nas vias
Este ano, 755 animais já foram aprendidos pelas equipes do órgão, a maioria na Zona de Expansão
18/10/2018 15:30 Federação de Ginecologia faz alerta sobre violência contra mulheres
Novo presidente da Figo diz que a luta contra a violência contra a mulher não será vencida de imediato