Em Sergipe, cinco cidades têm alto risco de infestação do Aedes Aegypti | F5 News - Sergipe Atualizado

Em Sergipe, cinco cidades têm alto risco de infestação do Aedes Aegypti
SES divulga resultado do primeiro LIRAa de 2019
Cotidiano 18/01/2019 19h00


Os municípios sergipanos, com acompanhamento e supervisão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram, neste mês de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa) do ano. O objetivo do levantamento é identificar em tempo hábil a população de vetor existente no estado e todos os 75 municípios fizeram a investigação.

O índice de classificação de janeiro de 2019 aponta que 46 municípios estão em baixo risco, 24 em médio e cinco em alto risco. Os municípios Nossa Senhora das Dores e Tomar do Geru que em 2018 estavam com alto risco de infestação, passaram para médio e baixo, respectivamente. Já Feira Nova e Riachão do Dantas passaram a fazer parte do nível alto, juntamente com Salgado, Simão Dias e Nossa Senhora de Lourdes que terminaram o ano de 2018 em alto risco e permaneceram com o mesmo nível em 2019.

“Chamamos a atenção para aqueles municípios onde os índices se apresentaram com classificação de baixo risco. É importante que os técnicos e gestores municipais, verifiquem outros indicadores também, como, por exemplo, o número de pendências de imóveis que ficaram sem visitar, porque nesses imóveis pode haver algum foco. É fundamental que se acompanhe também, junto às Unidades de Saúde, ocorrência de casos suspeitos, reclamações da população sobre surgimento de vetores (muriçoca), além de analisar a condição ambiental”, explica a gerente do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica do Estado, Sidney Lourdes Cesar Souza Sá.

O Aedes aegypti é o vetor transmissor de três doenças preocupantes, a dengue, a chicumgunha e a zika vírus e os municípios que apareceram ou permanecem em alto risco precisam verificar onde estão ocorrendo as falhas no trabalho de combate ao mosquito, o que está havendo para que o número de infestações não reduza. 

 “Diante desse resultado, na próxima semana faremos a programação nos municípios que se encontram em alto risco e naqueles que a gente acredita serem extremamente estratégicos, como os que estão em médio risco, mas bem próximo do alto, para aplicação de fumacê", reforça Sidney.

 

Fonte: SES/SE

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
CBMSE
08/05/2024  17h45 Bombeiros começam a vistoriar barracas de fogos de artifício em Sergipe
Os interessados precisam manifestar o interesse no site da corporação
SSP/Ilustrativa
08/05/2024  17h21 Foragido por roubo, estupro e latrocínio em Japaratuba é preso
Suspeito de 40 anos estava foragido desde 1º de março, após cometer latrocínio
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
08/05/2024  17h10 Reunião da versão final do edital do transporte coletivo é adiada novamente
O adiamento se deu devido a uma viagem a Brasília de dois prefeitos do Consórcio
Gilton Rosas/CMA
08/05/2024  16h16 Escola de Aracaju poderá ter o nome de Ângela Melo
Iniciativa foi subscrita por todos os vereadores da CMA para homenagear a professora
PRF/ Reprodução
08/05/2024  16h00 PRF-SE adota pontos de doação nas rodovias federais para as vítimas no RS
Produtos de higiene, água mineral e roupas são materiais que podem ser doados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado