Crescimento da Barra é rápido, mas ordenado e sustentável, diz Prefeitura | F5 News - Sergipe Atualizado

Grande Aracaju
Crescimento da Barra é rápido, mas ordenado e sustentável, diz Prefeitura
Plano diretor colaborativo é ponto-chave para o desenvolvimento do município 
Cotidiano | Por F5 News 09/05/2024 12h50


A Barra dos Coqueiros vem apresentando grande e rápido crescimento econômico e populacional nos últimos anos, atestado pelo Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo levantamento apontou para a duplicação do número de habitantes do município na Grande Aracaju no período de dez anos.  

“As pessoas pararam de enxergar a Barra apenas como uma cidade dormitório e perceberam as vantagens de viver aqui, principalmente sobre o conforto e a qualidade de vida ”, analisa o prefeito da cidade, Alberto Macedo.

O diretor do Departamento de Arquitetura da Secretaria de Obras, arquiteto Philipe Cerqueira, assegura que, apesar dessa célere expansão também no número de domicílios, não há um crescimento desordenado. "A Barra dos Coqueiros possui Plano Diretor. Esse mecanismo define os instrumentos de planejamento urbano baseados em interesses coletivos para orientar a ocupação e desenvolvimento de seu território”, diz.

O Plano Diretor Sustentável e Colaborativo recebeu esse nome por se pautar em um processo que vem se adaptando e recebendo alterações conforme as necessidades da população, visando a qualidade de vida, segundo o prefeito Alberto Macedo. Ele lembra o objetivo, também, de fomentar o turismo na cidade, movimentando a economia local. 

“Antes mesmo da inauguração da ponte, nós já imaginávamos que a Barra poderia ser a melhor cidade de Sergipe ou poderia ser uma favela. Dessa forma, optamos pelo planejamento”, diz o secretário do Meio Ambiente, Edson Aparecido. 

Desenvolvimento sustentável

Conforme o prefeito, o grande desafio então é desenvolver a cidade e atrair investimentos, sem prejudicar a sociedade que nela reside, nem o meio ambiente. “Nós temos 40% de áreas preservadas, levando em conta as duas unidades de conservação dentro da Barra, além das áreas preservadas pela Lei Federal”, diz Macedo. 

Ele informa que, ao investir em terras na Barra dos Coqueiros, existem certas obrigações quanto às obras dos empreendimentos. “São 20% de área verde, 10% interna e 10% externa. Existe ainda mais 10% de eficiência adicional, que é paga ao município ou investida em áreas para obras como escolas ou creches públicas, praças etc.”, explica.

Em 2023, a Barra dos Coqueiros conquistou pelo quarto ano consecutivo o prêmio de Boas Práticas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em evento que ocorreu na sede do Ministério Público Estadual, em Aracaju. O prêmio visa as ações realizadas com base nas 17 ODS, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ações voltadas para a sociedade e o meio ambiente.

Na última edição, o projeto “Parque Municipal dos Manguezais” foi reconhecido por seu trabalho para a proteção aos ecossistemas costeiros. O parque é a maior área protegida de manguezal da América Latina, com aproximadamente 1.6 milhões de hectares.

Com informações da Prefeitura de Barra dos Coqueiros

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado