Começa nessa quarta-feira a revisão dos limites municipais de Sergipe
Japoatã é o primeiro município a passar pela revisão
Cotidiano 15/05/2018 15:55 - Atualizado em 15/05/2018 16:24

O Projeto de Revisão dos Limites Municipais de Sergipe começa nessa quarta-feira (16), pelo município de Japoatã. O objetivo é revisar e atualizar as divisas dos municípios sergipanos através da construção de Arquivo Gráfico Municipal (Base Cartográfica) com fins a subsidiar a nova da base legal (Lei de Limite Municipal) que definem as divisas político-administrativas dos municípios sergipanos.

A coordenação do projeto é da Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Comissão Parlamentar de Atualização dos Limites Municipais (COPALI), com o apoio técnico-operacional da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o superintendente de Estudos e Pesquisas do Observatório Sergipe, Ciro Brasil de Andrade, com o início do projeto as equipes se reunirão com os gestores e representantes dos municípios envolvidos (Japoatã, São Francisco, Propriá, Neópolis, Pacatuba, Pirambu e Japaratuba), com o objetivo de orientar e realizar o projeto em conjunto, iniciando com a definição do cronograma e execução de campanha de campo, passando pela construção da proposta de lei com base nos dados coletados em campo e finaliza com a aprovação da lei de divisa do município pela Alese.

Ciro ressalta que as leis que definirão as divisas municipais conterão as descrições dos traçados das divisas, juntamente com os marcos definidos em coordenadas geográficas para dar maior precisão à descrição dos limites. “Além disso, o projeto baseia-se no conceito do direito consuetudinário – direito que transforma os costumes em lei – e do sentimento de pertencimento da população; uma vez que o traçado da divisa deve respeitar as relações sociais, culturais, político e administrativas da população com o município”, revela.

Ainda este mês o município de Laranjeiras também passará pelo processo de revisão dos seus limites.

Fonte: Agência Sergipe

 

Mais Notícias de Cotidiano
22/10/2018 16:55 MP de Sergipe forma lista para escolha do novo PGJ
A lista com os nomes dos promotores será encaminhada ao governador do Estado, que terá 15 dias para anunciar o nome do escolhido
22/10/2018 16:30 Caso Barriga: novas testemunhas são ouvidas pela justiça
Audiência foi realizada na sala de depoimento especial no Fórum Gumercindo Bessa
22/10/2018 15:44 ABRH/SE promove o 2º encontro de líderes empresariais em Aracaju
Evento, encerra gestão de Cláudia Soledade à frente da entidade
22/10/2018 15:15 Mais de 1 milhão de candidatos já consultaram o local de prova do Enem
O Inep orienta os estudantes a acessarem o cartão de confirmação com antecedência e conhecer o local da prova
22/10/2018 15:10 Movimento LGBTT cobra da SSP/SE reforço do enfrentamento à violência de gênero
Em quase um ano delegacia especializada registra 23 casos de LGBTfobia