Começa nessa quarta-feira a revisão dos limites municipais de Sergipe
Japoatã é o primeiro município a passar pela revisão
Cotidiano 15/05/2018 15:55 - Atualizado em 15/05/2018 16:24

O Projeto de Revisão dos Limites Municipais de Sergipe começa nessa quarta-feira (16), pelo município de Japoatã. O objetivo é revisar e atualizar as divisas dos municípios sergipanos através da construção de Arquivo Gráfico Municipal (Base Cartográfica) com fins a subsidiar a nova da base legal (Lei de Limite Municipal) que definem as divisas político-administrativas dos municípios sergipanos.

A coordenação do projeto é da Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Comissão Parlamentar de Atualização dos Limites Municipais (COPALI), com o apoio técnico-operacional da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o superintendente de Estudos e Pesquisas do Observatório Sergipe, Ciro Brasil de Andrade, com o início do projeto as equipes se reunirão com os gestores e representantes dos municípios envolvidos (Japoatã, São Francisco, Propriá, Neópolis, Pacatuba, Pirambu e Japaratuba), com o objetivo de orientar e realizar o projeto em conjunto, iniciando com a definição do cronograma e execução de campanha de campo, passando pela construção da proposta de lei com base nos dados coletados em campo e finaliza com a aprovação da lei de divisa do município pela Alese.

Ciro ressalta que as leis que definirão as divisas municipais conterão as descrições dos traçados das divisas, juntamente com os marcos definidos em coordenadas geográficas para dar maior precisão à descrição dos limites. “Além disso, o projeto baseia-se no conceito do direito consuetudinário – direito que transforma os costumes em lei – e do sentimento de pertencimento da população; uma vez que o traçado da divisa deve respeitar as relações sociais, culturais, político e administrativas da população com o município”, revela.

Ainda este mês o município de Laranjeiras também passará pelo processo de revisão dos seus limites.

Fonte: Agência Sergipe

 

Mais Notícias de Cotidiano
24/05/2018 19:20 Usip registra evasão de seis menores infratores, em Aracaju
24/05/2018 18:30 Saiba quais os reflexos da greve dos caminhoneiros em Sergipe
Motoristas protestam nas estradas contra alta do combustível
24/05/2018 18:05 Em Aracaju, motoristas de Uber protestam em apoio aos caminhoneiros
Manifestantes pedem mudança na política de preços da Petrobras
24/05/2018 17:32 UFS suspende aulas por causa da greve dos caminhoneiros
Medida afeta atividades dos cursos de graduação e pós-graduação
24/05/2018 17:30 Cardiologia continua com atendimento comprometido no Cirurgia
Diretoria aguarda entrega de materiais nos próximos dias