Case terá nova regra de retirada de insulina a partir de 2019
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, medida visa uso controlado dos insumos
Cotidiano 06/12/2018 09:55 - Atualizado em 06/12/2018 10:40

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa aos pacientes cadastrados no Centro de Atenção a Saúde de Sergipe (Case) que a partir de 2 de Janeiro de 2019, no momento da retirada do quantitativo do mês vigente, para recebimento dos análogos de insulina  devem devolver as Canetas vazias (sem agulha) retiradas no mês anterior, excluindo neste momento a caneta em uso.

De acordo com a SES, essa medida visa o uso racional dos insumos, permitindo um acompanhamento adequado do plano terapêutico traçado e permite a Gestão otimizar os recursos investidos na aquisição. Além disso, evita que o paciente com uso inadequado faça estoque em casa onde as condições de armazenamento podem favorecer a perda de eficácia clínica do medicamento e também possíveis perdas por expiração de validade.

Para a coordenadora do Núcleo Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Oliveira, a Diabetes Mellitus é uma doença que se configura como uma epidemia, atingindo cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. “O bom controle dos níveis de glicemia constitui-se em um desafio para os gestores de saúde, pacientes e para as equipes de profissionais envolvidos com o tratamento desta doença crônica”, ressalta.

Segundo o diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima, a implantação do Protocolo Clínico é um grande avanço na qualidade da assistência que o Estado oferece ao portador de Diabetes Mellitus.

“Para tanto é necessário assegurar que as regras pensadas e estabelecidas para o tratamento dos pacientes diabéticos dependentes de insulina sejam rigorosamente cumpridas, dentre estas destacamos a obrigatoriedade de devolução das canetas vazias ( sem agulha) que foram dispensadas no mês anterior para que possa ser contabilizado o quantitativo a ser dispensados no mês vigente” enfatiza.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde.

Mais Notícias de Cotidiano
25/04/2019 18:44 Prefeitura de Aracaju divulga programação do Maio Amarelo 2019
Na capital sergipana, a campanha terá início na próxima terça-feira, 30
25/04/2019 17:35 Hemose realiza atividade educativa sobre a hemofilia
Pelo menos 200 pessoas com esta doença são atendidas no hemocentro em Aracaju
25/04/2019 16:15 Sergipano é finalista no concurso musical internacional
Banda vencedora gravará álbum e videoclipe com a Sony Music
25/04/2019 14:59 Outono viral: mudança de clima requer mais cuidado contra viroses
Especialista recomenda manter a hidratação do corpo para fortalecer sistema imunológico
25/04/2019 11:44 Corpo de homem é encontrado em matagal no conjunto Jardim, em Socorro
Populares afirmam que a vítima tinha envolvimento com tráfico de drogas