Carroceiros protestam contra projetos na Câmara de Aracaju
Cotidiano 14/11/2017 17:30 - Atualizado em 14/11/2017 17:44

Por F5 News

Um protesto reuniu dezenas de carroceiros em frente à Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira (14). O motivo da manifestação são dois projetos apresentados pela vereadora Kitty Lima (Rede), um que proíbe o transporte de resíduos de construção civil por carroceiros e outro prevê o fim gradativo da circulação das carroças na zona urbana da capital sergipana.

O primeiro projeto é uma emenda à lei municipal 3.502/07 e já foi aprovado em redação final, aguardando sanção ou veto do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Já o segundo estabelece a redução gradativa do número de veículos de tração animal. Segundo a vereadora, o projeto deve ser aplicado em seis anos, através de cadastramento, fiscalização e transposição dos carroceiros e seus familiares para outras atividades profissionais, viabilizadas por cursos profissionalizantes e novas chances de emprego.

“Não quero tirar o sustento de um pai de família, o projeto prevê essa mudança de forma gradativa e a carroça só será tirada do condutor quando ele e os familiares tiverem outra fonte de renda”, explicou Kitty Lima.

O aposentado José Augusto aluga carroças e cobra mais diálogo sobre o assunto. “A vereadora tem que ouvir os carroceiros. Concordamos que é preciso organizar os carroceiros, aqueles que fizerem infração que paguem, mas não pode acabar com nosso ganha-pão. Muitos aqui não sabem escrever nem ler e, se tirar a carroça, vão passar fome”, disse.

Cadastro

A vereadora disse ainda que existem maus tratos e não há fiscalização. Diz também que o último cadastro foi realizado em 2010. A parlamentar cobra da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) uma resposta sobre o cadastro e diz que, se não tiver, pretende levar a questão para o Ministério Público.

A SMTT informou que, em união com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), fez a compra do material necessário para o emplacamento das carroças e aguarda a sua chegada, que ainda não tem previsão.

Mais Notícias de Cotidiano
17/08/2018 06:48 Idoso morre vítima de picada de cobra na cidade de Propriá (SE)
Ele chegou a ser encaminhado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu
16/08/2018 18:30 Bloqueio de rua prejudica atendimento de usuários no Ciras
Por semana, o Centro de Integração Raio do Sol presta assistência a 600 pessoas com deficiência
16/08/2018 18:05 Novas decisões judiciais tumultuam concurso para soldado da PM
Governo diz que vai recorrer de todas as decisões e data do TAF está mantida
16/08/2018 17:25 Suspeito morre em confronto com a PM na zona de expansão
16/08/2018 15:30 Transporte escolar: fraude em licitações gerou sobrepreço de R$ 75 milhões
Doze empresas são acusadas de fraudar contratos celebrados com a Secretaria da Educação de SE