Carroceiros protestam contra projetos na Câmara de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Carroceiros protestam contra projetos na Câmara de Aracaju
Cotidiano 14/11/2017 17h30 - Atualizado em 14/11/2017 17h44


Por F5 News

Um protesto reuniu dezenas de carroceiros em frente à Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira (14). O motivo da manifestação são dois projetos apresentados pela vereadora Kitty Lima (Rede), um que proíbe o transporte de resíduos de construção civil por carroceiros e outro prevê o fim gradativo da circulação das carroças na zona urbana da capital sergipana.

O primeiro projeto é uma emenda à lei municipal 3.502/07 e já foi aprovado em redação final, aguardando sanção ou veto do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Já o segundo estabelece a redução gradativa do número de veículos de tração animal. Segundo a vereadora, o projeto deve ser aplicado em seis anos, através de cadastramento, fiscalização e transposição dos carroceiros e seus familiares para outras atividades profissionais, viabilizadas por cursos profissionalizantes e novas chances de emprego.

“Não quero tirar o sustento de um pai de família, o projeto prevê essa mudança de forma gradativa e a carroça só será tirada do condutor quando ele e os familiares tiverem outra fonte de renda”, explicou Kitty Lima.

O aposentado José Augusto aluga carroças e cobra mais diálogo sobre o assunto. “A vereadora tem que ouvir os carroceiros. Concordamos que é preciso organizar os carroceiros, aqueles que fizerem infração que paguem, mas não pode acabar com nosso ganha-pão. Muitos aqui não sabem escrever nem ler e, se tirar a carroça, vão passar fome”, disse.

Cadastro

A vereadora disse ainda que existem maus tratos e não há fiscalização. Diz também que o último cadastro foi realizado em 2010. A parlamentar cobra da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) uma resposta sobre o cadastro e diz que, se não tiver, pretende levar a questão para o Ministério Público.

A SMTT informou que, em união com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), fez a compra do material necessário para o emplacamento das carroças e aguarda a sua chegada, que ainda não tem previsão.

Mais Notícias de Cotidiano
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número
Marcílio Nocrato/TV Sergipe
25/04/2024  17h37 Duplicação da ponte Godofredo Diniz é autorizada em Aracaju
A obra, orçada em R$ 41 milhões, pretende solucionar o congestionamento na via

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado