STJ torna taxa de conveniência na venda de ingressos online ilegal
Cobrança é comum e pode chegar a até 15% do valor
Brasil e Mundo| Por F5 News 13/03/2019 14:11 - Atualizado em 14/03/2019 10:20

Nesta  terça-feira (12), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tornou ilegal a cobrança da taxa de conveniência na venda de ingressos online. A decisão foi unânime entre os ministros e é válida em todo o território brasileiro. De acordo com o que foi proferido pela 3ª Turma da Corte Superior, o valor extra cobrado pelas entradas representa venda casada, proibida pela legislação.

A relatora e ministra Nancy Andrighi argumentou através do seu voto que a venda de ingressos pela internet privilegia os interesses dos promotores e produtores do espetáculo cultural, venda esta que alcança um número de interessados infinitamente superior do que o da venda presencial.

“A venda do ingresso para um determinado espetáculo cultural é parte típica e essencial do negócio, risco da própria atividade empresarial que visa o lucro e integrante do investimento do fornecedor, compondo, portanto, o custo básico embutido no preço.”, informa a ministra.

Através da venda online, os organizadores conseguem vender os espaços destinados ao público no menor prazo possível e obter o retorno dos investimentos empregados, transferindo assim aos consumidores uma parcela considerável do risco de empreendimento.

A ministra Nancy Andrighi também pontuou que, caso os organizadores de um evento optem por submeter os ingressos à venda terceirizada online, eles devem oferecer aos consumidores múltiplas opções de compra, em diversos sítios eletrônicos, para não restringir a liberdade de escolha dos consumidores.

 

 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
23/03/2019 11:44 Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo
Esta é segunda vez que as sirenes são disparadas na região em pouco mais de um mês
23/03/2019 11:41 Governo quer tirar do papel acordo de livre comércio com Chile
Bolsonaro tem encontro bilateral com presidente chileno, em Santiago
23/03/2019 06:24 Forças Democráticas Sírias anunciam fim do último reduto jihadista
Estado Islâmico foi eliminado a 100%, após combates em Bagouz
23/03/2019 06:19 Chega a 417 número de mortes em Moçambique após ciclone
Uma semana depois da tragédia ajuda internacional continua a chegar ao país
22/03/2019 13:01 Comissionado que não atender critério de idoneidade será exonerado
Medida atinge mais de 24,5 mil cargos em comissão de DAS e FCPE