Aplicativo vai auxiliar na fiscalização de motoristas e veículos | F5 News - Sergipe Atualizado

Trânsito
Aplicativo vai auxiliar na fiscalização de motoristas e veículos
Informações foram centralizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 14/10/2018 08h17


Informações sobre veículos e motoristas centralizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderão ser acessadas com mais facilidade por agentes de trânsito. O aplicativo Fiscalização Denatran vai permitir aos profissionais de órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) verificar se o veículo foi furtado ou roubado.

Outra função disponibilizada às equipes é a conferência de pendências administrativas ou judiciais relacionadas às placas. Se houver irregularidade, os agentes podem, dependendo do caso, aplicar medidas como a restrição da circulação do veículo até que a situação seja resolvida. Os agentes poderão consultar, ainda, se a CNH do motorista está suspensa, cassada ou bloqueada. 

Elaborado em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo apresenta as informações depois de extrai-las de três bases: Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). O dispositivo funciona por meio da leitura dos QR Codes da Placa Mercosul, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digitais. O aplicativo é oferecido, em um primeiro momento, a municípios do Rio de Janeiro,

Cadastro

Para obter o Fiscalização Denatran, é necessário que a instituição de trânsito solicite formalmente o acesso. Caso o órgão de trânsito seja distrital, estadual ou municipal, o pedido deve ser direcionado ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de seu estado. Se o órgão for federal, o requerimento deve ser apresentado à Coordenação-Geral de Informatização e Estatística do Denatran.

Além da certificação do órgão, o agente de trânsito deve se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran e baixar em seu celular, gratuitamente, o aplicativo através da Play Store. O dispositivo roda somente em smartphones equipados com o sistema operacional Android. 

De acordo com a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o aplicativo é bastante seguro. “Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas. Além disso, para o acesso é necessário algo que somente o órgão fiscalizador possui (um dispositivo previamente vinculado), mais algo que somente o usuário sabe (a senha) e, ainda, um cadastramento prévio feito por outro usuário de nível especial, que é detentor de um certificado digital ICP-Brasil”, explica.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  18h30 Com tributária, botox terá redução de 60% na alíquota do IBS e da CBS
A substância também é indicada para o tratamento de microcefalia e paraplegia
Reprodução / Redes sociais
25/04/2024  11h06 Morte do cão Joca: Gol deve dar explicações ao Ministério da Justiça
Golden Retriever morreu após ser embarcado em voo errado da companhia
Hugo Barreto/Metrópoles
25/04/2024  10h41 Quase 600 mil crianças de 0 a 4 anos passam fome no Brasil, diz Pnad
Fome também afeta 1,765 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no País
Agência Brasil/Arquivo
25/04/2024  08h28 Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Cartão de Confirmação estará disponível no site, na Área do Candidato
Ilustração SSP
25/04/2024  08h00 A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no País
Informação é do Ministério das Mulheres. Sudeste teve o maior número de ocorrências

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado