Déda, não... | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Déda, não...
Blogs e Colunas | Joedson Telles 02/04/2018 20h36 - Atualizado em 05/04/2018 10h43

Vai uma Heineken canela de pedreiro que essa história da grana do Proinvest não morrerá até o dia da eleição? Que a oposição surfará na onda até lá? Ressalvando a temeridade que todo julgamento requer, quem aposta outra canela que o interesse é exclusivamente zelar pelo dinheiro do contribuinte? Que faturar politicamente é mera consequência? Aposte...

Evidente que ouvir da boca do próprio governador que encontrou o caixa limpo suscita, de pronto, o sentimento por uma investigação rigorosa. É imperioso saber como cada centavo foi gasto e por quem foi gasto. Isso mesmo: por quem foi gasto cada centavo do Proinvest.

Apesar do espanto que as declarações do governador provocaram, ressalto, em tempo, que ainda que esta fosse a intenção de JB, o próprio até já se desculpou, as setas não têm como endereço o saudoso Marcelo Déda. Jamais. Déda deixou o legado da honestidade. Até quando as Fundações da Saúde foram criadas e alimentadas no seu governo, o joio foi separado. Déda, não...

O próprio presidente do PT de Sergipe, o ex-deputado Rogério Carvalho, já ventilou que a grana do tal Proinvest, quando entrou em cena, Déda agonizava num leito do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Sequer viu a cor do dinheiro.

O que faltou lembrar é que Déda não passou o governo para Jackson Barreto. Criou o então “Núcleo de Governança” à base de petistas de extrema confiança do próprio Déda, que, evidentemente, não tinha condições físicas para executar nada – nem de positivo nem de negativo.

E o que Joedson Telles quer dizer com isso? Boa pergunta. Se o dinheiro do Proinvest evaporou, foi usado para outros fins, rasgado... Seja lá como deixou os cofres públicos como disse JB, a menos que alguém apresente uma prova irrefutável contra Marcelo Déda, tirem o seu nome deste angu.

Os responsáveis pelo governo na ausência do saudoso que se expliquem à sociedade e ao governador Jackson Barreto, que, a meu ver, pecou quando tomou conhecimento dos fatos, em se provando gravíssimos, mas não determinou, de pronto, uma investigação rigorosa, dando ciência de tudo aos sergipanos.

Por estratégia política equivocada ou excesso de consideração aos aliados, Jackson calou e, assim, avocou pra si a responsabilidade sobre supostos erros alheios. Aliás, JB comete o mesmo pecado agora quando tenta anular o que disse, ao se desculpar com Eliane Aquino.

“Os recursos do Proinveste foram aplicados ao longo do meu governo em obras. Já prestamos contas à Caixa Econômica Federal da primeira parcela, que aprovou a prestação de contas, e já estamos aptos a acessar a segunda parcela”, disse ainda no calor da polêmica declaração.

Jackson pode até está falando a verdade. Quem sou eu para duvidar e chamá-lo de mentiroso sem ter como provar. O problema é a sociedade engolir duas histórias contraditórias contadas pela mesma pessoa em tão curto espaço de tempo. Compute-se à desconfiança a pilha que já começou a colocar a oposição...

Se quiser passar mesmo uma borracha no assunto, diminuir o peso no processo eleitoral, Jackson precisa começar a mexer os pauzinhos para que uma investigação rigorosa e séria jogue luz sobre os fatos. Precisa fazer isso pra ontem. Até para manter vivo aquele lugar comum “quem não deve não teme”.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado