Transformação digital I | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Transformação digital I
Blogs e Colunas | Diego da Costa 06/11/2017 09h12 - Atualizado em 06/11/2017 11h28

Em praticamente todas as áreas o ser humano se depara com esse verdadeiro fenômeno mundial chamado transformação digital. Sobre este assunto, veja-se trechos do artigo publicado no site cio.com.br por Cezar Taurion, head de Digital Transformation da Kick Corporate Ventures. Ele é autor de nove livros sobre Transformação Digital, Inovação, Open Source, Cloud Computing e Big Data.

Diz ele: “É indiscutível que o tema 'Transformação Digital' já está ou deveria estar, na agenda de todos os executivos. O interesse é muito grande, mas percebo que muitos ainda estão na atitude 'esperar para ver', e mesmo outros mostram certo ceticismo. Na verdade, o conceito, pelo hype de consultorias e fornecedores de tecnologia, está muito nebuloso. Muitas vezes, uma simples migração para cloud é considerada Transformação Digital! Ela não é apenas automação de processos ou adoção de tecnologias como cloud ou smartphones. É bem mais abrangente. Envolve uma mudança significativa no modelo mental e conceitos da empresa. Muitas vezes, inclusive, transformando seus modelos de negócios. Para fazer a Transformação Digital é essencial compreender sua essência. Uma verdadeira transformação é uma reinvenção do modelo organizacional (e não o simples deslocar de caixinhas), com processos digitais e muito mais ágeis, e o uso intenso do conceito de digitalização. A digitalização provoca a desmaterialização, que leva à desmonetização, que potencializa a democratização de uso. O smartphone é um exemplo clássico. Desmaterializou diversos equipamentos físicos como CDs, gravadores, GPS, câmeras fotográficas, filmadoras, etc, que estão agora embutidos em um único dispositivo, o próprio smartphone. A desmaterialização barateou o custo (somem o valor de todos esses equipamentos anteriormente comprados) e democratizou o uso. Comparem o antigo, caro e lento processo de fotografia analógica, com o de hoje, quando é possível tirar milhares de fotos e postar em suas redes sociais, aplicando filtros muito sofisticados, de forma totalmente gratuita.”

SIFA no Paraná I

A noite da terça-feira, 31 de outubro, foi especial para o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). O Regional acaba de inaugurar o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (SIFA), tecnologia que a atual gestão do Conselho Federal de Administração (CFA) adotou para promover a integração do Sistema CFA/CRAs. Por meio do SIFA, o profissional de Administração poderá solicitar serviços ao Regional de qualquer lugar por meio do autoatendimento on line. Para o presidente do CFA, administrador Wagner Siqueira, o principal benefício da ferramenta é o acesso facilitado que ela oferece aos profissionais de Administração e às pessoas jurídicas registradas no CRA. “As realidades e as circunstâncias de todos os Conselhos nos fazem não sermos, de fato, um Sistema. O Sistema será quando todos os CRAs tiverem o mesmo padrão de desempenho. Claro, guardadas as diferenças regionais. O que nós queremos é igualar tecnologicamente todos os estados colocando essa tecnologia a serviço do administrador”, explica.

SIFA no Paraná II

O presidente do CRA-PR, administrador Amilcar Pacheco dos Santos, ficou impressionado com os resultados que o SIFA vem apresentando. “Temos hoje cerca de 2,5 mil pessoas jurídicas registradas e nossa expectativa, com o SIFA, é triplicar esses números. Essa é uma ferramenta moderna e ágil e, o mais importante, de fácil aplicabilidade. Essa é uma verdadeira evolução no Sistema CFA/CRAS”, disse Amilcar, ressaltando que um dos principais benefícios que o SIFA trará para o Regional é a tornar a fiscalização mais efetiva. “Não pensamos só na receita, mas pensamos que temos um dever com a categoria”, avisou. Além do SIFA, o Regional passa a contar, também, com uma importante ferramenta de busca inteligente: o BIG DATA. Por meio da CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas - será possível registrar mais empresas no Sistema, o que significa mais empregos para os profissionais de Administração. Fonte: CFA

PENSAMENTO: “Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas.” Desconhecido

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado