Associativismo e sua importância para a democracia | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Associativismo e sua importância para a democracia
Blogs e Colunas | Diego da Costa 05/12/2017 10h05

A sociedade civil vem, nos últimos anos, se fortalecendo e a vida associativa tem alcançado muitos avanços. E isto é muito importante para a consolidação da democracia em nosso País. É fácil definir o termo associação como um resultado de iniciativa, seja formal ou informal, de reunir pessoas com objetivos e interesses comuns (científicos, culturais, políticos, filantrópicos, econômicos, sociais, etc.) com a finalidade de gerar benefícios para si e/ou para terceiros, fortalecidas pela união para enfrentar desafios. Não se restringe a pessoas físicas e se constituem sob as mais variadas categorias, formais ou informais. É cada vez mais intenso o associativismo entre pessoas jurídicas porque no mundo empresarial um desses desafios se refere, por exemplo, à competitividade, dentre outros. Os entes econômicos precisam de cooperação recíproca, parcerias, união, para se tornarem mais competitivos. Com isto é possível fortalecer o compartilhamento de recursos, riscos, custos, pesquisas, acesso a mercados maiores, enfim, incentivar a busca de meios para melhorar o desempenho de todos os envolvidos, respeitadas as características individuais. Interessante notar que o associativismo ajuda, e muito, a estabelecer diálogos com o poder público com melhores resultados, além de dar visibilidade e respeito perante a sociedade às categorias que são representadas pelas associações, cooperativas, sindicatos, consórcios empresariais e outras entidades. É inegável que há ganhos consideráveis para o processo democrático, ainda que haja uma grande heterogeneidade de objetivos e propósitos nessa área com interesses muitas vezes conflitantes mas que fazem parte da essência da democracia.

Palestra I

O ano de 2017 já está se encerrando, mas o Conselho Regional de Administração (CRA-SE) ainda tem missões para o ano corrente. Sucesso da gestão, será realizada mais uma Palestra Beneficente, a última de 2017. E o responsável por encerrar este ciclo de palestras é o conselheiro Adm. Vinícius Nejaim, que apresentará "Competências Essenciais para o Empreendedor do Século XXI". O evento acontece no dia 11 de dezembro, a partir das 18h30, no auditório do CRA-SE.

Palestra II

Sempre voltado à capacitação de Administradores e Tecnólogos, o CRA-SE também tem a sua missão social muito clara e procura contribuir com a sociedade como um todo através de palestras como do Adm. Vinícius Nejaim. E é pensando assim que a inscrição para esta palestra é gratuita, mas é solicitada a entrega de um kit de higiene pessoal na entrada do evento. O material arrecadado será destinado a uma instituição de caridade. Para se inscrever visite crase.org.br

Palestra III

A palestra, que foi um grande sucesso nas comemorações para o Dia do Administrador, em setembro deste ano, será realizada por Vinícius Nejaim com conteúdos atualizados sobre o tema. O Administrador é conselheiro do CRA-SE, Mestre em Administração de Empresas, especialista em Estratégia e Gestão de Pessoas e consultor empresarial.

Doação I

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) esteve na tarde da segunda-feira, 27 de novembro, no Asilo Rio Branco para a entrega de doação de fraldas geriátricas. O material arrecadado é proveniente de mais uma das palestras beneficentes promovidas pelo Conselho. O Asilo Rio Branco existe desde 1911 e já ajudou centenas de idosos na cidade de Aracaju. Atualmente, a unidade possui 29 quartos, com capacidade para acolher quase 60 idosos. Além da gestora Adm. Jeane Santos, o asilo conta com a ajuda de cuidadores, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeuta, nutricionista e médico. As doações são fundamentais para manter o local ajudando tantos idosos. Para contribuir com o Asilo Rio Branco, os interessados devem ligar para (79) 3217-6124.

PENSAMENTO: Você descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. William Shakespeare

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado