Rogério tem a maior rejeição do eleitorado sergipano no 2º turno, aponta Ipec
Petista voltou a ter aumento no percentual dos que dizem não votar de jeito nenhum Política | Por F5 News 21/10/2022 10h41O candidato Rogério Carvalho (PT) tem a maior rejeição entre o eleitorado sergipano neste 2º turno da disputa pelo governo de Sergipe. É o que aponta a mais recente pesquisa do Ipec, divulgada pela TV Sergipe, nesta quinta-feira (20).
De acordo com o levantamento, 32% dos entrevistados não votariam em Rogério de jeito nenhum. Já o candidato Fábio Mitidieri (PSD) tem a rejeição de 25% dos eleitores. Por outro lado, o petista demonstrou menor nível de desconhecimento da população e convicção de voto levemente maior.
A pesquisa foi realizada em 32 municípios, ouvindo 800 eleitores entre os dias 18 e 20 de outubro. Com uma margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a sondagem também revelou um empate técnico entre Rogério e Fábio na reta final em relação aos votos válidos.
Com esse cenário de acirramento da disputa pela preferência do eleitor, olhar para o índice de rejeição torna-se fundamental, pois a partir dele é possível projetar o teto do potencial de crescimento do candidato, por exemplo.
Nesse sentido, desde o primeiro turno Rogério lidera a rejeição. Em três sondagens do Ipec ele oscilou entre 32, 25 e 26, mas retornou ao patamar inicial na primeira pesquisa do 2º turno. Fábio começou a disputa com uma rejeição na casa dos 23%, conseguiu reduzir para 20%, mas voltou a oscilar para cima, chegando aos 25% indicados na pesquisa dessa quinta.
Logicamente, a pesquisa não captou os efeitos do debate desta quinta na TV Atalaia, o primeiro confronto direto de Fábio e Rogério neste 2º turno. No entanto, o potencial de expansão da rejeição do petista já estava no radar da campanha do social democrata, que optou por partir para o ataque durante o debate, com questionamentos incisivos quanto aos apoios recebidos por Rogério e o seu plano de governo, que possui menos de 15 páginas.
Fontes ouvidas pela reportagem indicaram que a postura de Fábio foi recebida com certa surpresa por Rogério, que precisou se manter durante boa parte do debate na defensiva. O próprio candidato demonstrou seu descontentamento durante as considerações finais.
O Ipec também aferiu o nível de certeza quanto ao voto que o eleitor sergipano dará no dia 30 de outubro, e constatou que, cerca de 8 em cada 10 eleitores sergipanos já estão convictos da sua decisão para o governo estadual.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo Nº SE-07256/2022 Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR‐06379/2022.