Nome de Valmir de Francisquinho é retirado da página de apuração do TSE | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2022
Nome de Valmir de Francisquinho é retirado da página de apuração do TSE
Ex-prefeito é inelegível, por decisão da justiça, e votos dados a ele serão anulados
Política | Por F5 News 01/10/2022 16h05


O nome do ex-candidato ao governo de Sergipe Valmir de Francisquinho (PL) foi retirado, pelo Tribunal Superior Eleitoral, da  página em que o eleitorado poderá conferir a apuração dos votos ao Executivo do Estado. 

Na quinta-feira passada, em coletiva de imprensa, o ex-prefeito de Itabaiana afirmou que manteria sua campanha, mesmo após a rejeição de sua candidatura ao Governo de Sergipe, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele disse que respeitava a decisão judicial, mas continuava incentivando seus eleitores a votarem em seu número, mesmo após o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) ter divulgado que os votos dados a Valmir serão considerados nulos.

Agora, com a retirada de seu nome da plataforma de resultados da apuração do TSE, que informa inclusive o ritmo da totalização de fotos, Valmir de Francisquinho não saberá quantos foram a ele destinados, ao menos em tempo real.  

O que Valmir fez para tornar-se inelegível? Entenda:

Em 2019, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) julgou a forma como se procederam as campanhas eleitorais de 2018, sob a suspeita de protagonismo de Valmir, então prefeito de Itabaiana, na campanha do filho a deputado estadual, que teria tornado desproporcional a disputa entre os candidatos, favorecendo a de Talysson. A decisão cassou o mandato do deputado e tornou ambos inelegíveis por oito anos, a contar de 2018.

A defesa recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a condenação em junho deste ano. Os ministros decidiram que as ações de Valmir configuraram abuso de poder econômico e político, com o uso da máquina administrativa municipal por parte dele ainda enquanto prefeito do município do agreste do estado. Dois meses depois, Valmir recorreu novamente ao TSE para a anulação da decisão anterior, o que foi negado no dia 26 de agosto pelo o ministro Alexandre de Moraes.

Mesmo com todos os resultados desfavoráveis, o ex-prefeito de Itabaiana manteve seu nome como candidato ao Governo de Sergipe.

No dia 8 deste mês, o TRE-SE decidiu por unanimidade pela impugnação da candidatura de Valmir nas Eleições 2022. A decisão se baseou em pedido do  Ministério Público Eleitoral, que contestou a candidatura, visto que Valmir foi condenado inelegível por oito anos. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Marcelo Camargo/Agência Brasil
29/11/2024  14h54 Lula recebeu hoje presidente eleito do Uruguai no Palácio do Planalto
Marcos Paixão
29/11/2024  13h46 Prefeito Edvaldo: Aracaju não pode perder nem um milímetro do seu território atual
Assessoria de Comunicação
28/11/2024  08h27 Relatório de Laércio defende o peixe e produtos regionais na merenda escolar
Divulgação
26/11/2024  13h43 Escola do Legislativo de Aracaju recebe visita do coordenador pedagógico da de SE
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
22/11/2024  11h24 Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado