Não é obrigatório uso de máscara nem comprovante de vacina para votar
Fake news inventando tal obrigatoriedade se espalha pelas redes sociais Política | Por F5 News 02/10/2022 07h00Uma notícia falsa pulverizada especialmente no dia de ontem (1º) inventava uma teoria na qual, sem qualquer informação prévia, seria exigido o uso de máscara e comprovante de vacinação para ter acesso às seções eleitorais neste domingo (2).
Não se sabe o objetivo da mensagem - provavelmente tumultuar o processo eleitoral -, mas ela traz muitos elementos já característicos das fake news: um tom alarmista e teórico da conspiração - "ninguém está alertando sobre isso" -, e a total carência de fontes e a tentativa de confundir, ao citar o número de um projeto de lei que sequer tramitou por completo na Câmara Federal. Prossegue com uma afirmação taxativa, porém desprovida de qualquer lógica - "não avisaram nada, mas é o que vai acontecer". E, por fim, o convite a disseminar o que, na prática, é simplesmente mentira: "espalhe urgente".
Leia a íntegra de uma das versões, todas praticamente de mesmo teor:
Levar máscara no dia da votação.
Ninguém está alertando sobre isto, mas em alguns lugares públicos o uso dela ainda é obrigatório , como o SAC, por ex.
Não esquecer também o comprovante de vacinação
Precisa apresentar o comprovante de vacinação para entrar na seção. Lei n° 4182/21
Olha aí onde eles vão pegar muita gente. Não avisaram nada, mas é o que vai acontecer
Espalhe urgente
Na sexta-feira (30), a Agência Lupa, de checagem e verificações de conteúdos suspeitos, o classificou como FALSO:
"A informação analisada pela Lupa é falsa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive, já desmentiu essa informação. A Resolução do TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre as regras do processo eleitoral para as eleições 2022, não cita a apresentação de comprovante de vacinação ou o uso de máscaras como exigências no dia da votação.
Em janeiro, o TSE informou que qualquer decisão nesse sentido seria divulgada para os eleitores. Até o momento, apenas um documento oficial com foto ou documento oficial com foto na versão digital serão obrigatórios para votar.
A lei citada na mensagem (4.182/21) é, na verdade, um projeto de lei, que foi apresentado pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). A proposta torna obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação para que os eleitores acessem as seções eleitorais. O projeto, contudo, não foi votado e está parado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados desde fevereiro deste ano.