Eleições 2022: saiba como está a disputa pelo Senado em Sergipe
Os quatro candidatos melhor colocados têm empate técnico na pesquisa Ipec Política | Por F5 News 28/09/2022 08h00 - Atualizado em 28/09/2022 10h22Neste domingo (2), mais de 150 milhões de brasileiros irão às urnas para votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mesmo nessa reta final das Eleições 2022, o panorama para o Senado em Sergipe ainda está imerso em indefinição.
Sete candidatos disputam uma única vaga na bancada federal pelo estado. Na última pesquisa espontânea do Ipec, em que o pesquisador não aponta nomes de candidatos e o eleitor cita sua escolha por conta própria, os quatro candidatos melhor colocados estão empatados tecnicamente: Valadares Filho (PSB) com 8% das intenções de voto, Eduardo Amorim (PL) e Laércio Oliveira (PP) com 7% e Danielle Garcia (Podemos) com 6%.
Além disso, mais da metade dos entrevistados (54%) não respondeu ou disse que não sabe em quem vai votar para o cargo de senador. Com isso, o cenário ainda pode ser bastante alterado, o que, na prática, significa que só com a abertura das urnas se poderá conhecer de fato quem ganhou a vaga.
Na pesquisa estimulada, o candidato Laércio Oliveira (PP) foi o que mais cresceu entre as duas pesquisas do Ipec realizadas em Sergipe, com quatro pontos percentuais de avanço - de 11% na primeira edição para 15%.
Danielle Garcia, por sua vez, cresceu de 17% para 20%, enquanto Eduardo Amorim caiu de 18% para 16%.
Os candidatos Henri Clay (PSOL), Airton Costa (DC) e Heraldo Goes (PSTU), que haviam pontuado 2% cada na pesquisa anterior, dessa vez pontuaram 3%, 2% e 1%, respectivamente.
Brancos e nulos somaram 9% - eram 17% na pesquisa anterior - e 12% não responderam ou não souberam responder, mesmo percentual registrado na primeira edição da pesquisa em 25 de agosto.