Eleições 2022: Longas filas marcam abertura dos locais de votação em Sergipe
O pleito ocorre de 8h até as 17h deste domingo nos 75 municípios Política | Por Emerson Esteves 02/10/2022 09h08 - Atualizado em 02/10/2022 09h11Os sergipanos que foram votar na abertura das urnas, às 8h da manhã deste domingo (2), tiveram que enfrentar longas filas para escolher seus candidatos à presidência, senado, deputados estadual e federal.
Nas sessões de votação da Universidade Federal de Sergipe, localizada em São Cristóvão, na Grande Aracaju, os eleitores se aglomeraram. O tempo de espera para alguns chegou a uma hora.
Casos de eleitores que não sabiam quais sessões votavam, problemas com o E-título, já que alguns deixaram para baixar o aplicativo apenas no domingo - e ele ficou disponível para ser baixado até o sábado, segundo o TSE -, e um funcionário que se ausentou em uma sessão foram alguns empecilhos que impactaram no tamanho das filas.
Além disso, muitos eleitores reclamaram da logística de votação das sessões na Universidade. Toda a população que chegou à didática V da zona eleitoral localizada na UFS, teve que inicialmente passar por uma primeira fila única que não tinha diferença de sessão.
Na sequência, o apoio logístico da organização chamava os números de sessões que eram encaminhados para uma segunda fila. Nesta, apenas os eleitores votantes específicos daquela sessão ficavam perfilados.
Essa organização foi motivo de descontentamento para muitos eleitores.
"Nunca teve fila única antes. Deixa tudo mais demorado", disse um eleitor.
"Se eu soubesse que seria assim teria vindo depois do meio-dia", desabafou outra eleitora.
A votação para eleger o novo presidente e os novos governadores, senadores e deputados estaduais e federais se estende até às 17h.