STJD pune Confiança com dois jogos de portões fechados
Punição idêntica foi feita ao Náutico, em função da briga entre torcidas organizadas Esporte | Por Emerson Esteves 11/07/2023 14h30O Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD) puniu o Confiança, nesta terça-feira (11), com dois jogos de portões fechados, além de multa de R$ 10 mil, por causa da confusão antes da partida contra o Náutico, no dia 12 de junho, pela 8ª rodada rodada da Série C.
A partir da decisão, os torcedores não poderão comparecer à Arena Batistão nas partidas contra o Operário (22/07) e o Floresta (07/08). O público voltará ao estádio apenas no dia 26 de agosto em duelo contra o Paysandu pela última rodada da Terceirona.
O Naútico, visitante no jogo, recebeu a mesma sentença.
No dia 20 de junho, o STJD havia suspendido os setores do Batistão onde as organizadas costumam ficar.
Situação na Série C
Após a derrota em casa pela 12ª rodada da Série C, o Confiança perdeu a oportunidade de retornar ao G-8 na tabela de classificação. O resultado manteve o Dragão na 10ª posição, e atualmente está a 3 pontos da zona de classificação para as fases finais e a 3 pontos da zona da degola.
A sequência de duelos é pesada nas últimas rodadas da primeira fase do Brasileirão. Na próxima, o time visita o atual 3º colocado, o Brusque, fora de casa; depois recebe o Operário no Batistão, sem público, e depois viaja ao Rio Grande do Sul para encarar o São José, 5º colocado na tabela.
Confira os jogos restantes do Confiança na Série C
Brusque x Confiança (FORA) - 15/07
Confiança x Operário (CASA - Sem torcida) - 22/07
São José x Confiança (FORA) - 29/07
Confiança x Floresta (CASA - Sem torcida) - 07/08
Aparecidense x Confiança (FORA) - 12/08
Botafogo x Confiança (FORA) - 19/08
Confiança x Paysandu (CASA - Com torcida) - 26/08
Entenda a punição
A medida foi tomada após a briga generalizada entre os torcedores de organizadas do Confiança e do Náutico no dia 12 de junho, antes da partida entre os dois times na Arena Batistão. A confusão foi exibida pela equipe de transmissão que fazia a cobertura do jogo. As imagens mostraram grupos de torcedores indo em direção à divisa, arrancando grades e trocando agressões por quase três minutos.
O árbitro da partida, José Mendonça da Silva Júnior, relatou a violência na súmula do jogo. “Informo a quem de direito que, antes do início da partida, houve um conflito entre as torcidas das equipes adversárias, solucionado logo depois pelo aparato da Polícia Militar. Não houve maiores providências e a segurança foi restabelecida prontamente para a partida transcorrer sem problemas”, relatou.